26 de agosto de 2015

» por em Caixa de entrada

Reutilizar o corante. Pode? [Caixa de entrada #8]


Durante aquela sessão de tingimento, uma boa quantidade de corante vai se acumulando no fundo da vasilha plástica. As cores e tons se misturam e formam uma cor nova, densa. Nas minhas experiências, a cor mais comum foi de um verde musgo, escuro, muito interessante. Essa sobra de corante, dá pra reutilizar? PODE! A resposta é SIM! Pode! Porém precisamos considerar alguns pontos.

Enquanto você tinge, o corante se acumula lá embaixo!

O post de hoje foi incentivado pela dúvida do leitor Bruno Ferreira, que perguntou: “Quando eu faço o tie dye sempre sobra tinta, gostaria de saber se posso reutilizar a tinta fria? Se presta eu perde a qualidade, gostaria de diluir bastante e ja deixar pronto.” Interessante, né? Pois, vou explicar a vocês como funciona essa prática.

O corante reativo funciona da seguinte forma: através da reação (óbvio) do corante e da água com pH alterado, por conta do carbonato de sódio. A partir do momento que essas duas substâncias entram em contato, a reação acontece. A reação é demorada e leva dias para acontecer plenamente e, feita a reação, o corante perde “poder de tingimento”, já que depois da reação, as propriedades químicas se alteram.

Quando fazemos um tingimento “padrão”, utilizamos aquela vasilha plástica grande e, no fundo dela, cai o excedente de corante e uma certa quantidade de carbonato de sódio. A depender da forma de tingimento, pingam belas gotas de carbonato e corante + carbonato que pingou da camisa, enfim. O corante que cai não é puro e está impregnado de uma certa quantidade de carbonato. Em pequenos níveis, a reação já está acontecendo.

Diante disso, temos duas possíveis realidades para analisar:

Caso 1: Reutilizar o corante imediatamente para tingir uma próxima peça na sessão. PRÁTICA CORRETA. Pode tingir que o resultado vai ser incrível!

Caso 2: Guardar esse excedente em uma garrafa e utilizar dias depois. PODE ACONTECER, porém essa cor tem o risco de apresentar um resultado final meio desbotato, já que aquele corante já perdeu um pouco sua “potência” e não irá reagir de forma plena.

Conclusão: Vale a pena reutilizar essa sobra de corante. Jogar fora/descartar não é uma boa opção por motivos que já explicamos nesse texto.

Paz e positividade!

Tem alguma dúvida também? Mande um e-mail para contato@mundotiedye.com.br e, se o assunto for algo que não abordamos aqui ainda, rola uma grande explicação!

Luz!

  1. Douglas F Ribeiro disse:

    Depois que preparo uma certa quantidade das cores primárias e as coloco em garrafas, quanto tempo tenho pra utilizar essas tintas sem que percam suas qualidades?

Leave a Reply