23 de março de 2012

» por em Caixa de entrada

Degradê, Espiral e mais dúvidas [Caixa de entrada #2]


As águas de março fecham o verão, mas aqui no mundo tie-dye março foi o mês do verdadeiro pontapé, seguindo aquela velha história de que o ano só começa de fato depois do carnaval.  Depois dos novos posts sobre tie-dye em espiral e um guia sobre como fazer tie-dye com corantes reativos, alguns questionamentos interessantes surgiram na caixa de entrada do nosso blog. Vale a pena dar uma lida!

A primeira dúvida foi da “Valzinhamara” a respeito da técnica de degradê:

Bom, adoro tingimentos e gostaria de saber mais sobre o tye die degradê/técnicas para fazer.

Tie Dye em degradê

Exemplo de tie-dye em degradê com 2 cores diferentes

Esse é um assunto interessante e fica a sugestão para um post, em que posso abordar o processo com os diferentes tipos de corantes de forma detalhada. Para fazer degradê com os corantes diretos(guarany, tupy, etc.), basta lembrar desse esquema:

  • 5 minutos: tom fraco
  • 10 minutos: tom médio
  • 20 minutos: tom forte

Pois bem, digamos que você quer que sua peça tenha 3 tons de cor. Inicialmente, você ferve só a primeira parte do tecido no corante. Passados 10 minutos, afunde a segunda parte do tecido e, depois de 5 minutos, a terceira parte da peça. Cada parte da camisa seria colocada em contato com o corante em tempos diferentes e isso criaria o efeito degradê.

Para o efeito degradê com tintas para tecido /corantes reativos o método é mais fácil ainda: basta criar tons de cores diferentes, partindo de uma cor principal e, em outros recipientes, fazer a mistura com um pouco mais de água!

Como eu já tinha mencionado, o efeito espiral é um dos mais variados que existem. A partir daquela forma, é possível criar muitas coisas diferentes. E é sobre uma dessas possibilidades que a Bianca se interessou em aprender:

Olá, eu faço tie dye e gostaria de fazer uma camisa parecida com esta(veja abaixo), só que eu estou em dúvida de como fazer.. normalmente as que eu faço fica completamente pintada, sem essas “partes em branco”, poderiam me ajudar de como fazer? Obrigada, Bianca.

Para dar a ela uma explicação, eu precisaria conhecer um pouco do método utilizado, principalmente com relação ao tipo de corante utilizado. De qualquer forma, esse tie-dye foi feito em espiral da seguinte forma:

  • Lado A – Em branco
  • Lado B – Centro/Corpo em azul, ponta em Magenta

Com relação as “partes em branco”, vai depender de como você espalhar a tinta pelo trabalho. Para conseguir esse estilo, você precisa:

  1. Umedecer pouco o tecido (vai depender do seu método)
  2.  Tingir o corante apenas de forma superficial, além de não utilizar muito corante. Tente deixar o seu espiral bem amarrado, para que uma boa parte do tecido permaneça em branco.

Logo depois, recebi uma resposta:

Oi Fábio. Então, eu uso tinta para tecido mesmo, por enquanto acho o método mais fácil. Obrigada pela ajuda, fiz um teste e estou mandando em anexo para você ver.  Abraços, Bia.

Camiseta em espiral, por Bianca

Camiseta em espiral, por Bianca

Parabéns pelo resultado! O padrão de cores que você conseguiu se aproximou bastante do que você queria, o caminho é esse ai! A diferença se deu mesmo principalmente por conta do tipo de corante que você usou. Existem outros métodos alternativos que não mencionei/não conheço, mas poderia dizer que na foto que você viu a pessoa utilizou algum tipo de corante reativo, dá pra perceber pelo e pelo tom das cores.

E é assim que vamos construindo nosso conhecimento, aprendendo um pouco mais todos os dias para embelezar o mundo com nossas criações. Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou reclamação, basta enviar um e-mail para contato@mundotiedye.com.br que terei o maior prazer em ajudá-lo!

Paz, luz e um bom final de semana!

  1. Olá, gostaria de saber uma loja aonde posso comprar uma destas?

  2. Oi, tenho uma dúvida. Aquele pó que diluímos para tingir tecido é um corante reativo que você fala? Dá para usar ele para fazer a técnica do espital?

    • Hudson de Souza disse:

      Olá, amiga!

      Esse pó que vc fala não é o corante reativo. Esse corante reativo é dificil de encontrar, eu mesmo já procurei saber e soube que vem do exterior. Mas vc consegue pintar com ele sem problema. Eu faço camisetas com ele e ganho dinheiro com isso. O trabalho fica muito bonito quando bem feito. Uma dica que eu dou é não deixar a tinta fraca, pq esse método não fica com a cor bem forte, e se vc colocar um pouquinho de tinta, aí ficará bastante claro. Coloque 2 colheres de sopa (rasa) pra cada litro de água que vc colocar na panela.

      Qualquer dúvida, se eu souber, te respondo sem problema.

      Boa sorte!

  3. ola onde compram esses corantes’ ?

Leave a Reply