23 de novembro de 2012

» por em Caixa de entrada

Desvendando mistérios do tingimento Guarany [Caixa de entrada #6]


Não explorei muito o método Guarany. Além de não ter gostado do resultado e ter me frustrado um pouco com o desbotamento natural das peças, minha mãe não gostava muito da ideia de usar o fogão constantemente para trabalhar com corantes e roupas. Apesar disso, muita gente ainda usa esse método para produzir as suas peças e existe muito conhecimento sobre a técnica. Conheço um artista do Rio que é especialista nesse tipo de método (mas que hoje trabalha com reativos) e compartilhou conosco algumas dicas bem interessantes sobre o método “da época dos nossos pais”. Vejam só:

Marcella Sutana

Olá
Há alguns dias resolvi fazer uma camiseta tie dye com os corantes direto, e para isso usei o tutorial do site, só que tive algumas dúvidas quanto a parte de fixação, é para deixar descansando por 10 minutos com o fogo ligado ou desligado?

Como o modelo que estava fazendo era bem parecido com esse:  primeiro deixei a parte azul na mistura fixadora(com o fogo ligado) e depois a parte roxa. Até ai, tudo bem, passados os dois dias, fui lavar, primeiro passei na água corrente (por bastante tempo) e depois coloquei na maquina de lavar. Ao retira-la da máquina a parte branca tinha adquirido um lilás.
O que pode ter dado errado?

Abraços, Marcella :)

Bom, eu sempre deixei o tecido descansando no fogo ligado, porém  baixo. Uma vez no ponto de fervura, você só precisa manter a temperatura.

Sobre a segunda dúvida, essa é uma das dificuldades que encontrei com esse tipo de corante! A lavagem precisa ser muito bem feita pra não manchar a parte branca, por que depois pra sair é horrivel! Não sou um especialista nesse método, mas conheço artistas que fazem muito bem. Vou entrar em contato com ele para solucionar seu problema!

Bom, prometido e feito. Consultei um colega que trabalha a muito tempo com corantes Guarany e ele nos trouxe algumas boas novidades:

Marcio Murilo Soares

Dom Fabio:
Será sempre um prazer, ajudar.
É até engraçado, pois ja me acostumei com os reativos, e só uso o tingimento direto em casos bem específicos…
Bem, vamo a questão:
Percebi dificuldades em relação a fixação, a amiga relatou muito sangramento, e manchas na parte que deveria ser branca. Bem, eu não uso o fixador da Guarany, prefiro usar choque térmico (é muito eficaz), e ainda um banho ácido.
Observando a foto da camiseta em questão, se tivesse que usar corante direto, eu faria este tie dye, da seguinte maneira:
Tingiria a parte azul, apenas água e Guarany azul (é importante, evitar o excesso de corante no banho de tingimento, para metade de uma T-shirt, use não muito cheia colher de sopa de azul) .
Após dez minutos , com fogo baixo ligado, espremer a peça (queima um pouquinho a mão. Use luvas), e depois, mergulhar imediatamente, a peça num balde de água gelada. Deixe aí, por cinco minutos, sem mexer na peça. Ao tirar, verá que não sangra. Se quiser melhorar mais ainda, aplique somente na parte ja tingida, uma solução de água com acido acético (pode usar o vinagre da cozinha mesmo).
Repita a operação com a parte roxa.
Vale ressaltar, que para deep dye, ombrée e degradée, o uso do corante reativo é muito mais fácil de trabalhar, basta usar duas bandejas com as cores desejadas, molhar cada metade da camisa em cada cor, espremer o excesso, pendurar num cabide, e deixar 24 horas curando, pode ser até ao ar livre, só evite o sol direto.
Espero ter ajudado.
Paz , Tie Dye Forever !!!!

Tem também alguma dúvida? Envie um e-mail para contato@mundotiedye.com.br que a gente te ajuda!

Paz e positividade

  1. Qual a quantidade da água com acido acético ?

  2. há algum e-mail para que possa enviar perguntas ou algo do tipo? brigado :)

  3. Olá Fabio!

    Gostaria se possível me ajudar a chegar no verde petróleo, com os corantes guarani.

    Grata !
    Sandra

  4. emilia joaquim disse:

    ak em poto alegre não encontrei ece tipo de corante onde posso encontrar pois sempre faço com guarani mas desbota obrigado ?

  5. Boa tarde tingi uma saia e uma bolsa com anilina de madeira sangrou muito pouco ,poderei usar tbm o vinagre ?

Leave a Reply