16 de junho de 2015

» por em Caixa de entrada

Espiral, Borrifadores e fixação [Caixa de entrada #7]


Tiro dúvidas o tempo todo. As vezes demora um pouco, já que são muitas perguntas todos os dias e nem sempre dá tempo de responder como se deve. Ao resolver as questões dos leitores, percebo que tem muitos assuntos que abordo nas respostas que ainda não tratei no Blog. Sendo assim, voltarei a dar uma atenção especial nessa seção e compartilhar mais resoluções de dúvidas. Vale sempre dar uma lida aqui e aprender com os questionamentos da galera! Sem enrolações, vamos ao que interessa:

Padrão de cores na forma “espiral” e uso do borrifador x qualidade de fixação são os questionamentos do Gabriel Conrado, de Guarapuva/PR.

Olá! Recentemente comprei de vocês o kit básico para tingimento; tenho as seguintes dúvidas: 1) Num dos tutoriais do site, você pinta de preto um lado do tecido, depois vira e colore o outro lado. Isso é sempre necessário ou eu posso usar apenas outras cores em ambos os lados? 2) Depois de ver o post sobre o método do MrTieDye (que utiliza o borrifador para aplicar o carbonato de sódio), fiquei pensando se é melhor utilizar esse método ou mergulhar a peça (considerando uma peça de algodão) como você descreve no tutorial. E, em caso de borrifar, eu ainda preciso deixar agir por 15 minutos, certo? Eeee por último, o fato de apenas umedecer o tecido com carbonato não afeta a fixação da tinta ou a fidelidade do tom?

1) Na real, você pode pintar das cores que você desejar, o que muda é o efeito que fica no final. No caso do espiral, para cada setor que você faz no tecido, tem um tipo de resultado no final, então vale a pena testar diferentes composições para ter resultados mais surpreendentes.

2) Os 15 minutos em si funcionam mais como uma garantia, para que o carbonato consiga penetrar e agir no tecido. No caso do borrifador, percebi que a fixação pode ficar um pouco comprometida, então vai uma dica: 1) Mergulhe o tecido no carbonato. 2) Deixe secar um pouco. 3) Use o borrifador com água + carbonato para umedecer um pouco do tecido.

O uso do borrifador é bacana pois permite um controle de umidade e do espalhamento do corante, mas vale a pena dar um banho em carbonato antes. A fixação fica top.

Você tem alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@mundotiedye.com.br ou comente em algum post que eu tô de olho e vou responder as dúvidas.

Paz e positividade!

  1. Laura Bassetti disse:

    Esses dias tingi uma camiseta com tinta pra tecido Acrilex e gostaria de lavar ela, qual o melhor jeito? Tenho medo dela desbotar…

Leave a Reply