20 de julho de 2012

» por em Caixa de entrada

Estamos de volta! [Caixa de entrada #5]


Pedro Bial

Sorriso amarelo e saia justa definem

Não somos o Bial, mas também estamos de volta! Com um sorriso bem melhor do que o dele depois do Pedro Cardoso ter dado um tapa na cara da sociedade em seu novo programa: o sorrisão aqui está de orelha a orelha. Durante o período de Hiatus (entre 11/05 e hoje), tivemos aqui 4.385 visitas únicas e nosso humilde espaço já se encontra na primeira página do google para o termo tie-dye. Viva! Bom, tiramos merecidas férias e agora estamos voltando as atividades com a força total. É claro e natural que tenhamos uma caixa de entrada cheia até a borda, né? E como missão dada é missão cumprida, vamos lá elucidar as dúvidas dos nossos queridos leitores.

Varal Tie-Dye Capão

Varal de Tie-Dye de um artista que conheci lá no Vale do Capão, vilarejo que fica na Chapada Diamantina/BA. Um lugar mágico!

Fico sempre muito feliz quando a galera manda a foto dos seus trabalhos. O Elton fez um espiral bacana com corantes guarany e mandou o trabalho pra ser exibido. Parabéns Elton!

Tie-Dye em Espiral, por Enoque

Tie-Dye em Espiral, por Elton

Lembrando que, pra ter seu trabalho exibido aqui, basta enviar um e-mail pra contato@mundotiedye.com.br ou jogar a imagem direto lá em nossa página do Facebook!

O Enoque me mandou uma série de perguntas bem interessantes sobre os corantes reativos:

1. Qual o rendimento desse corante? uma camiseta comum branca usaria mais ou menos quanto…gostaria de saber pra poder calcular o valor por unidade tingida. Não tenho uma noção exata de rendimento do corante, até por que isso vai depender de vários fatores, como o seu modo de aplicação e a densidade do tecido, por exemplo. Sigo mais ou menos uma lógica de que com cerca de 50g de cada cor (200g) no total você consiga fazer pelo menos 20 camisas comuns de algodão, padrão T-Shirt.

 

2. Precisa ferver em água ou se aplica diluindo em água fria mesmo? O ideal é de que os corantes reativos sejam diluidos em água morna, mas o processo de tingimento é todo a frio (calor só será necessário na hora da diluição).

 

3. A fixação com carbonato de sódio é segura? teria outro produto que me garantisse que não vai soltar tinta na lavagem? Na fixação com carbonato existe sangramento de corante na hora da lavagem, um amigo do Rio está trabalhando em um processo diferente de fixação, que envolve o carbonato, fixação rápida no microondas e correção do PH com Vinagre. Em alguns testes, o sangramento foi muito pequeno ou praticamente nenhum. Assim que a técnica estiver pronta e segura, postarei no Blog!

 

4.Possuem loja física? Não, só uma simples loja online mesmo :)

 

5. Posso aplicar com pistola (borrifar) ou usar um áerógrafo? Acredito que você possa, sim! Eu nunca usei, mas conheço um artista do Rio que faz alguns trabalhos assim. Nesse caso, é bom proteger o corpo para possiveis respingos de corante/carbonato. Esse colega teve uma leve irritação na área da barriga por que um pouco do carbonato respingou nessa região.

 

6. Existe alguma pasta que não altere o efeito do produto que seja usada apenas para dar consistencia no líquido para aplicar por meio de serigrafia? um tipo de pasta. Bom, existe. Mas eu nunca usei. Li em alguns fóruns gringos que um material chamado “Algina” pode ser adicionado ao corante para dar mais consistencia a ele e fazer que as cores se espalhem menos pelo tecido, dando ao artista mais controle sobre a região a ser tingida. Será que é isso que você procura?

A Carol comprou o Kit Básico em nossa loja virtual, mas ainda tem algumas dúvidas em relação ao processo:

Olá. Comprei o carbonato de sódio na loja virtual, mas estou com uma dúvida sobre o uso. O carbonato deve ser usado antes do tingimento? E posso usá-lo depois da camisa ter sido tingida? É porque tenho algumas camisas prontas que não foram ao molho de carbonato, e como são para venda, não queria vender um produto que desbotasse. Caso o carbonato não possa ser utilizado depois do tingimento, vc conhece algum outro método para fixar a tinta em camisas prontas?

Bom, o carbonato é usado para preparar o tecido a ser tingido para que ele possa receber e manter o corante. O funcionamento é simples: você dilui o carbonato em água, deixa o tecido dentro da solução por uns 15 minutos e depois começa a trabalhar com o corante. Já que é pra vender, talvez seja melhor refazer o trabalho!

Posso pesquisar a respeito, mas não conheço nenhum método de fixação em trabalhos já prontos. Pra não perder o que você já fez, tenho uma sugestão: refaça as dobras e amarrações e, ao invés de colocar o tecido imerso no carbonato diluido, derrame o liquido pelo trabalho, pra que você possa umedecer o tecido e aplicar o corante novamente. Não garanto sucesso já que nunca testei o método, mas acho que pode dar certo!

Tem também uma dúvida e quer clarear as ideias? Mande um e-mail para contato@mundotiedye.com.br!

Leave a Reply