16 de abril de 2012

» por em Caixa de entrada

Tintas, espiral e bicarbonato de sódio [Caixa de entrada #3]


As primeiras experiências com Tie-Dye são sempre bastante curiosas: as peças geralmente não saem nada parecidas com aquilo que a gente imaginava, mas mesmo assim acabamos gostando do resultado, para nossa surpresa. Nos últimos dias, recebi um e-mail da Alice, que fez as suas primeiras experiências com tintas para tecido. Apesar de ter seguido os passos corretamente, as cores acabaram saindo desbotadas. Onde foi que ela errou? É o que veremos agora:

Quando o Tie-Dye dá errado...

Olá! Hoje fiz minha primeira experiência com Tie Dye. Utilizei a técnica em espiral com as cores verde e lilás, ficou LINDA! Mas tudo tem um porém não é? Hoje comprei muitas cores de tinta para tecido Acrilex, mas não é da linha “Silk” pois a vendedora disse que era para tingir seda. É aquelas de 37 ml normais.
Comprei bisnagas, daquelas de maionese, coloquei um pouco menos que a metade de água e misturei com um pouco daquela tinta (A quantidade usada não chegou a ser meio potinho).
Fiz todos os passos do tie Dye: molhei a camisa em água (seria melhor acrescentar Bicarbonato de Sódio?), formei-a em espiral e apliquei a tinta. Esperei o tempo de 5 horas até lavar.
Eis o problema: DESBOTOU DEMAIS.
Não sei onde errei. Será que misturei a tinta em água demais? Ou esperei pouco tempo até lavar a camisa? Devo usar bicarbonato de Sódio?
Aguardo ansiosamente sua resposta. Obrigada pela atenção.

No texto eu fiz uma ressalva quanto a essa parte de umedecer o tecido. É necessário encontrar um ponto de equilíbrio: o tecido não pode ficar seco, mas também não pode ficar muito molhado. Ele tem que estar levemente umedecido em um ponto em que a tinta penetre no tecido e consiga se espalhar levemente. Use um borrifador de água para umedecer o tecido. A dica que te dou é utilizar sempre uma solução de água + álcool em proporções iguais, pois o álcool seria o agente fixador dessa tinta. Quanto ao bicarbonato, nunca usei, tampouco li algo sobre. Vou pesquisar a respeito! Com relação ao tempo para lavar a camisa, alguns artistas falam em 2 a 3 dias. Quanto tempo você deixou? Bom, espero que eu tenha conseguido esclarecer suas dúvidas e te ajudado no processo.

Oii! Muito obrigada pelas dicas! Confesso que deixei pouco tempo mesmo a tinta agir sobre o tecido. Quando li que você escreveu que o tempo é de 2 a 3 dias fiquei surpresa e comecei a rir pois deixei apenas 5 horas, haha. Hoje não me aguentei e peguei a camisa experiência de ontem e a refiz. A camisa estava bem seca, molhei-a na água e coloquei um pouco de álcool e vinagre. Hoje de manhã conversei com algumas amigas que fazem curso de moda e elas me deram algumas dicas também. Curiosa como sou, peguei mais uma camisa e fiz. A técnica utilizada foi a do formato de coração, utilizei rosa no coração, e três tons diferentes de azul. Após as camisas ficarem em repouso por 10 horas eu as abri, porém não as lavei (fiquei extremamente agoniada para ver se o resultado das formas e cores seria positivo). Vou esperar mais uns dois dias e lavarei então em um balde com água, vinagre e sal. Dizem que essa solução fixa a cor no tecido. O que achas?

Esse método de água, vinagre e sal é para fixar os corantes em pó, daqueles de tubinho Guarany, que abordei nesse post. A tinta para tecido, até onde sei, se fixa com álcool, então não tenho certeza se seu experimento vai funcionar. De qualquer forma, sugiro que você não lave sua camisa em água, vinagre ou sal. Além de parecer não ser muito eficaz, pode “estragar” o trabalho que você já tinha feito.

Você também tem uma dúvida sobre como fazer Tie-Dye? Envie um e-mail para contato@mundotiedye.com.br que estarei a disposição para tirar as dúvidas de vocês!

  1. o bicarbonato é aqueles quem vendem em mercado ? ou aquele que usa em piscina se não me engano chama barrilha leve ?. já ouvir fala em ureia pra fixação mais não sei em qual momento do processo que coloca ela? gostaria de saber como funciona, dese já grato

  2. Bom Dia, estou entrando em contato frequentemente por e-mail, porém não tenho retorno, por favor, peço para que responda minhas perguntas pois tenho interesse em comprar o Kit na loja virtual.

  3. Pedro Duarte disse:

    Bom, fiz algumas camisetas com Acrilex, e Acrilex Silk que é aquela que já vem diluída, a Acrilex tinta para tecido aquela de potinho, uso a mistura de metade tinta, e metade água, na bisnaga mesmo, se colocar 2 dedos de tinta, coloque 2 de água. Sempre tomar muito cuidado para não escorrer muito, e deixar secar fechada, não desamarrar antes de 3 dias. Lavo normal e quase não tem excesso de tinta.
    Já a Acrilex Silk que já vem diluída as vezes fica com a cor um pouco mais fraca mais espalha bem! Em ambas sem fixador, vou fazer os testes com o alcool!!
    Paz e bons trampos.

  4. Ola , nao consigo achar o carbonato de sodio de jeito nenhum ! Fui na farmacia e expliquei pra que eu iria usar o carbonato e a moça da farmacia disse que o bicarbonato serve para a mesma funçao , queria saber se a informaçao procede , aguardo anciosamente a resposta

Leave a Reply