22 de novembro de 2012

» por em Destaque, Intermediário

Como controlar o espalhamento do corante reativo no tecido


Fazer tie-dye com corantes reativos é descobrir um mundo imenso de técnicas e possibilidades a cada dia, pois praticamente não existem mais limites para a nossa criatividade. Uma das maiores dificuldades que encontrei no início foi com relação ao nível de definição das formas: como manipular o material de forma com que eu conseguisse definir bem os formatos, as transições de cor e a harmonia da obra. Ao pingar o corante no tecido ensopado de carbonato, as cores se espalham de tal forma que era difícil ter um certo controle (por que controle de fato nunca teremos) do material para conseguir o resultado esperado.

Essa pergunta ficou em minha cabeça por muitos dias, até que por ironia do destino eu achei uma resposta. E agora vou compartilhar com vocês.

Esse é o tipo de coisa que você pode fazer com uma técnica mais apurada

Uma das minhas maiores inspirações e referências é, sem dúvidas, o Carl McClellan, mais conhecido como “MrTieDye“, ele é simplesmente um fenômeno na arte e consegue fazer coisas que eu consideraria praticamente impossíveis, se não conhecesse o potencial da arte. E foi deu ma foto dele no Facebook, meio que sem querer, estava lá a resposta para a minha dúvida. Não achei a foto novamente, mas na foto lá estava ele em seu “laboratório”, manipulando corantes e, lá no fundo, um borrifador de água com o marcador: “soda ash”. E eis que me veio a resposta com uma solução óbvia. Simples, genial! Ele não coloca o tecido para dormir 15 minutos em um balde cheio de carbonato. Ele simplesmente umedece o tecido com o fixador! Algo simples, direto, mas que eu nunca havia pensado de uma forma prática até então.

De forma mais simples: para conseguir controlar o espalhamento de corante, você só precisa mudar o método de aplicação de carbonato no tecido. Encha um borrifador de água com carbonato e apenas umedeça o tecido.

É simples, prático (você vai economizar material) e vai te proporcionar dar um salto de qualidade em suas criações! Quanto mais “ensopado” o tecido tiver, mais corante vai se espalhar. Quanto mais seco, mais controle você vai ter.

E essa foi só uma das coisas que pude aprender com o Mr. Tie Dye. Ele é uma fonte praticamente inesgotável de conhecimento e inspiração. Vale a pena conhecer o trabalho dele e dedicar algumas horas para conferir suas inúmeras galerias de fotos, até por que ele fotografa todo o processo e nós, é claro, podemos aprender muito com ele! Quem sabe um dia eu vou até os EUA bater um papo com ele e trazer novidades para vocês. :)

Ele é o tipo de cara que merece atenção.

Boas criações!

Paz e positividade

  1. onde eu acho carbonato de sodio pra comprar?

  2. Fábio, vc ja tentou pintar uma peça inteira, sem a amarração do tie dye? Pintei uma camisa, mas depois que enxaguei o fixador e tinta, percebi q ela ficou com algumas partes mais escuras… a pintura não ficou uniforme. Vc tem alguma dica para que peças pintadas inteiras fiquem uniformes?

    • Olá Ana, tudo bom?

      Tenho uma dica sim, bem simples por sinal: Ao invés de usar a garrafinha, encha uma vasilha com corante e mergulhe a camisa nela. Pra fazer esse tipo de trabalho eu uso aquelas vasilhas de sorvete, que você deve ter de sobra em casa. Deixa no carbonato, mergulha no corante, espalha um pouco com uma colher. Depois remova o excesso e deixe o tecido curar. Tingi uma camiseta assim e o resultado ficou muito bom!

      • Oi Fábio, tudo ótimo!! Acho que fiz parecido com o que vc disse. Mas não mergulhei o tecido no carbonato, eu borrifei, esperei um tempo, pelo menos uns 15 minutos, e mergulhei no corante. Mexi um pouco, para que o corante pegasse na peça toda por igual, embalei no plastico filme com a camisa pendurada num cabide e depois deixei ela deitada no chão. No dia seguinte, lavei, saiu bastante tinta, mas parecia estar uniforme. Depois de seca é que vi que ficaram umas listras verticais, como se a tinta tivesse se concentrado mais em alguns lugares enquanto secava. Será que não lavei direito? vou repetir o processo e te falo se ficou bom. Obrigada!

  3. Olá Jessica, tudo bom?

    Você pode tentar algumas coisas:
    1) Como você está tingindo jeans, sugiro deixar o tecido mais tempo imerso no carbonato de sódio, uns 30~40 minutos ao invés de 15.

    2) Dependendo de quando você comprou os corantes, reparei que essa última leva de amarelo veio com uma densidade menor, o corante tem mais volume e para conseguir o mesmo tom você deveria colocar um pouco mais. Ao dissolver o amarelo, coloque entre 25% e 50% a mais de material e veja como ficou.

    No mais, esse sangramento existe e o desbotamento sempre tem um motivo. Siga as dicas e, caso não funcione, encontraremos outras possíveis soluções!

  4. Oi Jéssica, tenho uma dica pra vc. As cores no tecido quando molhadas ou secas, tem tons diferentes, então, quando vc estiver pintando, com o shorts molhado ainda, se a cor nele for a que vc deseja, isso significa, q depois de terminado o precesso e a peça seca, a cor estará uns 3 tons abaixo de quando estava pintando, ou seja, se quer um determinado tom, no momento da pintura, a peça terá que estar bem mais escura, pq é normal durante a primeira lavagem desbotar um bocado. Tbm te aconselho a fazer a primeira lavagem a mão, ou se colocar na maquina use um sabão bem suave, ou numa quantidade pequena, pois se colocar sabão em pó mto forte, tipo Ala, q é muito usado pra limpeza de casa e nao de roupas delicadas, vai desbotar MUITO e vc provavelmente vai precisar repetir a pintura.

  5. Olá Fábio, voce poderia por favor me audar a tirar uma dúvida! a um tempo atrás trouxe da Inglaterra soda ash e agora precisei comprar por aqui (RJ) , o que encontrei foi :

    CARBONATO DE SÓDIO ANIDRO (Na2 CO3) P.M.61,83

    Te pergunto:isto é a Soda Ash?

    Vou comprar uns pigmentos reativos com voce.

    Aguardo resposta e já agradeço,

  6. Cristal Sofia disse:

    Fábio, preciso urgente comprar tinta e seus ”acessorios” para pintura.
    Pois eu uso tinta acrilex mas ela nao penetra direito na roupa da raiva, e na dobradura da parte de cima a cor fica mais escura, e na parte de dentro quando abro a camisa fica claro, e depois branco… Por isso vou estar outra marca de tinta…. Mas onde compro ?

  7. Fábio, quero iniciar na arte do teidye, pretendo vender as peças , me ajude … quanto ao kit – iniciante, como é a qualidade das camisetas? estou esperando a reposta para comprar.

  8. katya regina disse:

    Boa tarde.
    O corante reativo tem que ir ao fogo também?

Leave a Reply