18 de abril de 2012

» por em Destaque, Iniciante

Como criar cores com o Adobe Kuler


Criar novas cores é abrir as portas da criatividade. Para cada tom, cada cor criada, novas possibilidades se abrem. Hoje, ensinarei a vocês a criá-las facilmente utilizando o programa Adobe Kuler, uma excelente e gratuita ferramenta.

O Kuler é o um aplicativo para consultar combinações de cores ou temas, criados por uma comunidade on-line de designers. Ele é gratuito, muito útil e facílimo de se utilizar. Apesar da vastidão de opções e possibilidades, utilizaremos apenas recursos básicos do programa.

Primeiramente, acesse o Adobe Kuler no endereço http://kuler.adobe.com e clique em “Create”. Você verá uma tela parecida com a da abaixo, onde teremos uma série de elementos e quadros com cores diferentes.

O circulo do meio, que possui um contorno branco é o seletor da sua cor base. Em muitos casos, trabalharemos apenas com ela. As outras cores serão, basicamente, cores complementares à sua base. Caso você queira trabalhar com degradê, uma boa dica é levar em consideração esse esquema de complementação de cores. A outra informação relevante para nós e a numeração CMYK da cor:

Exemplo de criação de cor no Kuler. Escolhi vermelho como cor base e o aplicativo definiu as cores complementares.

Como eu já havia dito no post sobre corantes reativos, nossos corantes obedecem ao padrão CMYK. No caso do Vermelho, os valores da cor estão exibidos no quadro abaixo, encontramos os números 0, 100, 100, 0. Destrinchando os números, encontramos o seguinte:

Cyan (Ciano/Turquesa): 0
Magenta: 100
Yellow (Amarelo): 100
Black (Preto): 0

O padrão é baseado em proporção. Ou seja: para criar o vermelho, você precisa ter proporções iguais de Magenta e Amarelo. Exemplo: para 100ml de corante magenta, 100ml de corante amarelo. Simples assim!

Abaixo, separei alguns valores que podem ajudar vocês na criação das cores mais importantes:

Exemplo de criação de cor no Kuler.

Azul – 100, 100, 0, 0 (mesmas proporções de turquesa e magenta)
Lilás – 50, 100, 0, 0 (para a quantidade de corante turquesa, adicione o dobro de magenta)
Marrom – 0, 50, 100, 50* (25% de magenta, 50% de amarelo e 25% de preto*)
Rosa – 0, 50, 0, 0, – Repare que nesse caso o único valor é 50% de magenta. Como fazer? Bem simples: 50% de corante Magenta e os outros 50% de água.
Verde – 100, 0, 100, 0 (mesmas proporções de turquesa e amarelo)
Vermelho – 0, 100, 100, 0 (já explicado acima)

*: Atenção aqui. No caso dos corantes reativos, a cor “preto” é MUITO forte e concentrada. Nesse caso específico, não obedeça a proporção e comece apenas com algumas gotas, pois a cor pode não ficar no tom desejado.

Além de criar cores, você também pode simular combinações em degradê, com suas respectivas misturas intermediárias de cores. A partir de uma cor-base, o Kuler pode criar também até seis tipos de combinações harmónicas em em cinco tonalidades. Uma verdadeira fábrica de inspirações!

 O que você achou do post? Conseguiu entender o processo de criação de cores? Caso tenha alguma dúvida, basta fazer um comentário aqui embaixo ou enviar um e-mail para contato@mundotiedye.com.br!

  1. bom dia!!!!! comprei os corantes de vc e até agora não os usi pq estou com duvidas e quando no adobe kuler aparece mais de 100% nas misturas isso é normal?????????
    e com relaçao a diluição para 2 litraos de produto eu uso quanto afinal de corantes pois nao entendi como vc colocou 250 ml d epo ou agua e no preto vc coloca mais corante que nos outros sendo que o preto é mai sforte nao entendi explica adiluiçao por favor!!!

    suzimeirecarvalho@hotmail.com

Leave a Reply