15 de agosto de 2012

» por em Destaque, Iniciante

Como fazer Tie-Dye em círculos


Dentre as formas básicas essa é uma das minhas prediletas: simples, eficaz, direta ao ponto. A forma circular é uma das mais básicas e uma das mais utilizadas, muito por conta da quantidade de efeitos diferentes que você pode conseguir fazer a partir dessa forma.

Você vai precisar de:

  • Materiais básicos para Tie Dye
  • Camisa de algodão
  • Corante – Esse guia foi feito utilizando-se corantes reativos, mas você pode utilizar qualquer um, pois a lógica é a mesma. Saiba mais sobre corantes aqui.
  • Carbonato de sódio (apenas para corantes reativos)

Não existe muito mistério em fazer o tie-dye em circulos. Primeiramente, escolha um ponto qualquer do tecido e levante-o, como na figura abaixo:

Para começar, faça mais ou menos como na imagem acima.

Feito isso, é hora de amarrar. O estilo é livre e existem muitas variações. O importante mesmo é amarrar bem apertado para isolar bem uma área da outra e assim criar com sucesso o efeito circular.


O tingimento também é muito simples! Se quer colorir, derrame corante a vontade; se quiser deixar a região em branco, faça grandes amarrações e lembre-se de apertar bem o tecido.

Caso você esteja trabalhando com corantes reativos, aqui vai uma dica: após tingir um setor da peça, dê sempre uma apertadinha no tecido para que essa compressão espalhe melhor o corante pelas áreas mais internas do tecido, que estão isoladas por conta do formato. Caso o corante se espalhe muito para os lados, torça mais a peça para remover o excesso de carbonato.

Ao final do tingimento, a peça ficaria mais ou menos assim:

Tingimento em circulos, depois de aplicado o corante!

Legal, né? Essa é uma das minhas formas prediletas, e eu já criei muita coisa a partir disso! De camisetas a cangas de praia, a liberdade é o lema da nossa arte! Veja abaixo algumas peças criadas com esse shape para você se inspirar.

Paz e positividade!

  1. Oi, adorei as postagens e achei muito útil para quem está iniciando!
    Nunca fiz e tenho algumas duvidas.. o tecido deve ser umedecido antes ou depois das amarração? E para a secagem, a peça deve permanecer amarrada e na horizontal?
    Abraço e parabéns pelo trabalho!

  2. Manoel Fabrício disse:

    Muito massa!! qual o corante que se deve usar(nome, marcas)? onde posso comprar??

  3. Clube Customizando disse:

    Não seria possível secar com secador de cabelos?

Leave a Reply