16 de março de 2012

» por em Destaque, Iniciante

Como fazer Tie-Dye em espiral


Sem dúvidas, esta é uma das formas mais divertidas e desafiadoras que existem no Tie Dye. Um bom ponto de partida para artistas iniciantes, por se tratar de uma forma simples e ao mesmo tempo impressionante, como também um belo desafio para os mais experientes, pois são muitas as possibilidades que existem ao se tingir o tecido. Sem mais conversas, vamos ao direto ao assunto: agora começa o nosso passo-a-passo para construirmos juntos um bela obra utilizando o efeito espiral. No final do post, você confere alguns resultados que eu consegui aplicando a técnica.

Exemplo de Tie-Dye em Espiral. Impressionante, não é mesmo?

Você vai precisar de:

  • Materiais básicos para Tie Dye
  • Camisa de algodão
  • Corante – Esse guia foi feito utilizando-se corantes reativos, mas você pode utilizar qualquer um, pois a lógica é a mesma. Saiba mais sobre corantes aqui.
  • Carbonato de sódio (apenas para corantes reativos)

Para começar, será necessário determinar o ponto X.

O ponto X será o ponto de início do espiral, é daqui que a forma se espalhará por todo o tecido. A posição dele fica ao seu critério. Ao marcar o X, vire a camisa ao avesso.

 

Determinado o ponto X, agora é hora de começar a dar forma ao seu espiral. No ponto marcado, dê um “beliscão” no tecido, pressionando-o um pouco e gire o tecido um pouco com os dedos, até deixar o tecido em um formato circular.

 


Vai chegar uma hora em que, independente do quanto você gire, o tecido vai continuar da mesma forma. Agora, mantenha a palma de uma das mãos em cima do centro e, com a outra, vá dando forma ao tecido, para que ele adquira um formato uniforme.


Feito isso, é hora de deixar o seu projeto de espiral com o formato bem consistente para receber o tingimento! Utilize elásticos, barbante ou um outro material de sua escolha para amarrar nas seguintes sentidos: vertical, horizontal e nas duas diagonais. O importante aqui é não deixar nenhuma parte “sobrando” (com partes de tecido fora da forma).

Agora que a forma do seu Tie Dye está pronta, é hora de deixar a sua criatividade tomar conta:

Importante: até então os passos foram os mesmos para todos os métodos de tingimento, porém agora a forma de se tingir o tecido vai variar de acordo com que tipo de corante você esteja utilizando. Em nosso guia, utilizaremos os corantes reativos. Clique aqui para conhecer os diferentes tipos de corantes.

  • Para corantes em pó(Guarany, Tupy, etc.), basta colocar a peça para ferver com o corante diluido em água, como já explicamos aqui.
  • Para tintas Acrilex o método será parecido. Basta apenas umedecer o tecido em uma mistura de água+álcool(50%/50%), como já explicamos aqui.
  • Para corantes reativos, deixe o tecido imerso no Carbonato de Sódio durante 15 minutos, como já explicamos aqui.

A partir de agora, vamos explicar como se fazer utilizando os corantes reativos. Nesse guia, vou utilizar o desenho abaixo como exemplo. Para fazê-lo, você vai precisar ter em mãos as seguintes cores:

  • Preto
  • Vermelho
  • Vermelho escuro (Vermelho + preto)
  • Azul Turquesa
  • Azul Marinho (Turquesa + preto)

Coloque o tecido em uma superfície onde o corante possa escoar (uma grelha velha, mini varal, etc.) e pinte todo o fundo de preto, para ficar como na imagem abaixo.

Com o fundo todo preto, desvire o tecido. Agora  vamos pintar a parte branca, que é onde daremos a vida ao Tie Dye.

Como você pode perceber pela imagem abaixo, o desenho é muito simples. Basicamente, pinte os quatro setores, alternando entre as cores Vermelho e Azul. Feito isso, passe uma faixa de azul marinho pelo meio dos setores em azul e, nos setores em vermelho, passe outra faixa em formato de X.

Feito isso, coloque o tecido pra curar em um saco plástico por 24 horas e está pronto o seu Tie-Dye!

Em breve postarei fotos de alguns resultados que consegui com o efeito espiral, mas posso adiantar um. Espero que vocês gostem! :)

Curtiram? =)

Fez seu primeiro experimento? Envie para nós contato@mundotiedye.com.br. Ficaremos felizes em receber e expor o seu primeiro passo! Podem mandar suas dúvidas e sugestões também!

 

True Tie dyeFonte:Como tive um pouco de dificuldade para fotografar as imagens para este post, as imagens utilizadas para elaborar o passo-a-passo deste post foram extraidas do DVD “True Tie-Dye”, uma bela coleção de 3 DVDs em que os autores explicam todo o processo de como se fazer excelentes obras em arte Tie-Dye. Todo o conteúdo do disco é em inglês, mas vale a pena adquirí-lo. Endereço: http://www.truetiedye.com/

  • Pingback: Como fazer Tie-Dye com corantes reativos | Mundo Tie Dye

  • Pingback: Degradê, Espiral e mais dúvidas [Caixa de entrada #2] | Mundo Tie Dye

  • Bruninhoalexg

    Aqui ng vvende? deixo o meu contacto bruninhoalexg@live.con.pt

  • Isabela

    Não consigo entender porque meu espiral não sai certo, na verdade, sai falhando.. Será que tens algo haver com a tinta tupy? Obrigada por me ajudar Fábio!

    • http://www.mundotiedye.com.br/ Fabio Costa

      O espiral as vezes pode não sair perfeito por conta da força com que você faz as amarrações. Quanto mais apertado, menos corante vai passar por aquela região. Continue tentando, o caminho é esse!

  • Pedro

    como faz esse ultimo azul marinho?

  • Eli Reis

    aaaaaaadorei sua arte,como fazer em vestido e so pode pintar em algodao;essas pinturas ficarao lindos em vestido de praia,amei,amei,amei.espero resposta,thau,thau.

  • Patricia

    comprei um kit básico Tie Dye, queria saber se vem com um manual p misturar( dosagem etc..)

  • Erica Fiona Maia

    Oi Fabio Costa, gostaria de uma ajuda sua! Gostaria de saber se você sabe me indicar um fornecedor de camisetas com um preço melhor para “baratear” o produto final! E saber como consigo adquirir seu material.

  • Mayre Bianca

    Fiz hoje uma cortina em espiral com tinta pra tecido, e agora é esperar os longos 3 dias para secar… Depois de pintado vi que poderia ter variado mais nas cores, mas serve para aprender nos próximos!