9 de agosto de 2012

» por em Destaque, Iniciante, Intermediário

Corantes reativos e o meio ambiente


A poluição gerada pelos corantes é uma das grandes preocupações envolvendo indústria e meio ambiente. Apesar de essenciais, principalmente para a indústria têxtil, os corantes são difíceis de serem tratados e removidos do meio ambiente. Apesar do nosso trabalho caseiro não se comparar ao tingimento em escala industrial, é importante ter consciência para uma prática sustentável para contribuirmos com a preservação da natureza.

É um papel de todos nós contribuir para a preservação do meio ambiente.

Trabalhar com materiais químicos sempre envolve ter muito cuidado com o manuseio e eu já havia indicado o uso de luvas para realizar os trabalhos, e uma máscara/óculos de proteção na hora de fazer a diluição do carbonato de sódio, mas admito que desconhecia os tipos de danos que podem ser causados por esses materiais, tanto ao corpo quanto ao meio ambiente, até que passei a me relacionar mais com pessoas que me questionaram sobre esses assuntos.

Pesquisei na internet e encontrei algumas informações muito uteis e importantes para todos nós que trabalhamos com corantes devemos saber. Atualmente estou trabalhando em um guia em pdf com informações básicas para disponibilizar para impressão e enviar aos clientes da loja, e é claro que darei bastante atenção aos procedimento de segurança, reaproveitamento e descarte dos corantes.

Como descartar e reaproveitar os corantes reativos

Primeiro mandamento: não descarte os corantes na rede de esgoto. No Brasil, poucas são as redes de esgoto que realizam algum tipo de tratamento antes dele ser levado até o mar. Ainda se o tratamento fosse feito, não é possivel garantir que essas substâncias fossem filtradas, já que a densidade do corante diluido é muito semelhante a da própria água.

Isso é o que pode acontecer quando uma grande quantidade de corante é despejado nos rios.

Você deve estar se perguntando: “mas e para lavar o tecido depois de tingido? Ele sempre solta muito corante“. É, de fato, porém trata-se “apenas” de uma pequena parte e já enfraquecido pela ação do carbonato. De qualquer forma, não é a ação mais indicada, mas em breve postarei um método que de fixação no microondas para corantes reativos que diminui em quase 90% o “sangramento” do tecido (além de fixar o corante em 5 minutos, em média).

Guarde e reutilize

Sabe aquele “rio” de corante que fica acumulado depois de você tingir o tecido? Você pode utilizar toda aquela mistura depois e tingir outras peças. Geralmente, esse corante misturado fica com um tom meio verde musgo, então com criatividade você pode criar muita coisa a partir disso!

Além de não poluir o meio ambiente, você pode conseguir tons bem interessantes com essa mistura.

Uma outra sugestão é fazer abosrção do resíduo em areia, usar a criatividade e reutilizar esse material. De pequenos pesos de porta para decorar sua casa ou grandes sacos de areia, para você que gosta de fazer uns exercicios. As opções são muitas, basta querer criar!

Compartilho com vocês também a ficha de informações quimicas do corante reativo. Muitas das informações presentes nesse arquivo não é de nosso interesse, já que trata-se de algo mais industrial. De qualquer forma, vale a pena dar uma lida.

Paz e positividade!

  1. Monique Caetano disse:

    Olá. Estou curtindo muito esse site, é maravilhoso e tem dicas que me ajudaram muito. Já trabalhei com tie dye, mas com corantes diretos. Fiz o pedido dos reativos no site, pois pretendo voltar a fazer meus trabalhos esse mês. Estava pesquisando no google sobre o descarte dos corantes e vim parar aqui novamente, o post me esclareceu algumas dúvidas, mas gostaria de saber como você descarta a tinta que não usa, pois trabalho no meu apartamento (pequeno, diga-se de passagem) e sei que vai chegar uma hora que não vou ter mais como guardar toda essa mistura de tinta, pois nem sempre vou precisar dela, já que não tem um tom bem definido. O que eu faço com essa sobra toda? Me ajude, por favor, pois não quero prejudicar o meio ambiente. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar essas informações conosco!!! Aguardo…

  2. Cristina zaago disse:

    Muito bom o seu site, e este texto do descarte reaproveitamento de tintas, então… maravilhoso, precisamos mesmo pensar no meio ambiente… Parabéns…

Leave a Reply