26 de fevereiro de 2013

» por em Destaque, Iniciante, Intermediário

Desbotou? Veja como melhorar a fixação do corante reativo


Salve salve, artistas desse imenso Brasil! Nesse início de ano, tenho recebido algumas dúvidas em relação ao uso do corante reativo, que em alguns casos não fixou direito no tecido e, consequentemente, as peças ficam com um aspecto meio desbotado, com cores fracas e as vezes até diferentes da desejada. É aquele vermelho que depois da lavagem fica rosa, o verde escuro que vira verde claro, enfim, aquela sensação de que a cor “não pegou”. Apesar de ser um pouco frustrante, esse é um erro comum para nós iniciantes, mas que pode ser facilmente resolvido com alguns truques, que vou compartilhar com vocês agora:

Exemplo de camiseta desbotada. Frustrante!

1) Sempre, sempre, sempre lave o tecido com sabão neutro antes de tingir.

Essa é certamente a principal razão do desbotamento nas peças. Pode não parecer, mas a camiseta nova vem com um monte de resíduos de sua fabricação, que atrapalham muito o processo de tingimento e fixação do corante. Você pode usar até uma máquina de lavar, mas nada substitui a lavagem na “mão grande”(como a gente diz aqui em Salvador). Sabão neutro, em barra, no tanquinho de casa!

 

2) Reutilização do carbonato de sódio.

As vezes você prepara uma solução de uns 4 litros de carbonato de sódio, tinge algumas camisetas e resolve tingir novamente depois de algumas semanas. Não faça isso! Não tenho conhecimento científico a respeito, mas já percebi que com o passar do tempo o carbonato de sódio fica “fraco”, então suas peças tendem a desbotar.  Por experiência própria, sugiro você manter o carbonato de sódio pelo prazo máximo de 1 semana. Depois disso, prepare a solução novamente!

 

3) Dilua o corante corretamente.

Outro erro comum é o de não diluir o corante corretamente, em água morna. Você pode até diluir em água na temperatura natural(exceto se estiver muito gelada), mas vai precisar chacoalhar bastante a garrafinha até que o corante esteja todo diluído.

 

4) Experimente deixar o tecido no carbonato por mais de 15 minutos.

Se o tecido ficar no carbonato por mais de 15 minutos, não se desespere. Esse é otempo mínimo, mas você pode deixar por um mais um tempinho. Não recomendo deixar pro dia seguinte, mas por 1 ou 2 horas é aceitável.

 

5) Ao invés de borrifar carbonato, deixe o tecido “secar” um pouquinho.  

Essa técnica é nova pra mim, e realmente funciona! Ao invés de tirar o tecido do balde com carbonato e ir logo tingimento, vale a pena deixar ele secar naturalmente até o nível de umidade desejado. As vezes o borrifamento deixa o tecido com uma pouca concentração de carbonato, o que não acontece nesse método. Se você quer controlar o espalhamento do corante, vale a pena deixar o tecido secar um pouquinho!

 

6) Deixe “curar” um pouco mais.

Os corantes tendem a fixar bem num prazo de 24 horas, mas deixar o tecido curar um pouco mais pode melhorar consideravelmente o nível da fixação. Experimente deixar o trabalho nessa fase por 2 ou 3 dias. Os resultados melhoram bastante!

 

Acredito que com essas dicas o resultado de vocês vá melhorar consideravelmente. Se vocês conhecem alguma outra técnica, dica ou macete pra compartilhar, por favor deixem um comentário que eu atualizo o post!

 

Você gostou desse post? Clique em curtir e contribua para que

nosso conteúdo chegue a mais pessoas!

Paz e positividade!

  1. Se vc deixar a peça tingida descançar num saco plastico, logo após ter tirado da tinta, por 24 horas e só depois tirar o exesso de tinta e fixar, vai durar muito mais a cor. Mas uma dica, na hora de lavar não deixe a peça de molho.

  2. E com tinta acrilex ????

    • Maycon Leier disse:

      com tinta acrilex fica muito ruim.. a malha fica dura grossa o tingimento nao fica bom e vc avaba perdendo a peça.. parta direto para os reativos muito melhor e vc tem uma basta de cores apartir do CMYK

  3. o que seria o carbonato de sódio,é sal normal de cozinha?

  4. Guilhermeaugustomc disse:

    O Carbonato fica fraco com o tempo sim, pois os íons carbonato são voláteis, e se desprendem da solução em forma de gás carbônico…

  5. entao, uma amiga minha, fazia tie dyes, e ai ela me deu as tintas, ja prontas pra uso, mas, nao me deu carbonato, e ureia.. e eu acabei de preparar uma camiseta, e eu pintei, só que no seco , tem algum problema ?
    ai eu coloqei dentro de uma sacola plastica, e vou deixar…

    • Maycon Leier disse:

      vc deixou ela de molho antes de tingir? se nao deixou nao vai fixaer a cor na peça e ainda ela tem que ser 1005 algodão

  6. Quero saber se posso tingir com tinta acrilex e agua fria ou alcool.

  7. Paty Alves disse:

    Fabio , Fiz umas camisetas , no processo normal, só que abri depois de mais de 4 dias, mas depois de secas , as cores meio que se misturam, o que pode estar acontecendo

  8. Mary Prates disse:

    E o silicato de sódio? tem o mesmo efeito que o carbonato de sódio? E como utilizá-lo?

    • Maycon Leier disse:

      tem que ser o carbonato de sodio.. tem, uns tutoriais pra vc fazer a fusão em panela com fogo de uma olhada… ou compra nas lojas de produtos de pioscina

  9. eu faço com tinta de tecido acrilex tem alguma diferença ?

  10. Eduardo Junior disse:

    se eu quiser tingir a camiseta inteira da mesma cor, qual o precedimento devo usar? mergulho ela inteira na solução com corante? como faço?

  11. Jane Darckê disse:

    Vinagre branco, 1 copo americano para uns 3 ou 4 litros de água. Deixe de molho por umas 2 horas, depois de tingir e enxaguar bem. Neutraliza o Ph e fixa melhor as cores. Mesmo em roupas compradas já tingidas, ou seja, coloridas.

Leave a Reply