14 de dezembro de 2015

» por em Destaque, Iniciante

Tipos de tecidos e fibras: saiba as diferenças e escolha o mais adequado


Atualizado em 14/12/2015, com novas informações e definições e a adição da categoria tecidos “artificiais”. Se você já leu, leia de novo!

“Com que tecido posso trabalhar?”
“O corante fixa em viscose?”
“Fui tingir uma peça e ela desbotou toda!” E qual foi o tecido, jovem?

No mundo do tingimento, cada detalhe é crucial e faz toda diferença no resultado final. Desde a escolha do corante, ao tecido, da diluição dos componentes ao processo de fixação, tudo faz diferença. Nosso post de hoje é dedicado ao universo dos tecidos e das possibilidades do Tie Dye. Com uma imensa variedade de preços, propriedades e padrões de qualidade disponíveis no mercado, é importante saber escolher o tecido ideal para a finalidade desejada.

Camisas Tie-Dye

As possibilidades são quase infinitas nesse mundo de cores e tecidos

Fibra têxtil, segundo o wikipedia, é “a matéria-prima fibrosa a partir da qual os tecidos têxteis são fabricados. As fibras são transformadas em fios pelo processo de fiação. Estes diferem entre si, e dependem do comprimento das fibras, que podem ser longas, como as fibras de seda, ou curtas, como por exemplo as fibras de algodão ou lã. Entre as naturais, a do algodão é certamente a mais importante, e representa, aproximadamente, 50% da produção mundial anual de fibras.”

Basicamente, o que conhecemos como tecido é a união de várias fibras, como você pode ver na imagem abaixo:

De fio em fio, um tecido

Sendo assim, esse tecido pode ser formado de uma série de fibras diferentes, de origens diferentes. As fibras se classificam em três categorias:

Fibras Naturais

São as fibras retiradas prontas da natureza. Podem ser classificadas quanto a sua origem em: vegetal, animal e mineral. Nessa categoria, encontramos as fibras de algodão, coco, linho, rami, abacá, cânhamo, juta, malva, sisal, caroá, lá e seda.

Vantagens: São bem confortáveis, flexíveis, duráveis e resistentes. Além de serem práticas, de toque agradável e deixarem a pele respirar, as fibras naturais não deformam.
Desvantagens: Amassam com facilidade e podem desbotar com o tempo.

Pode ser usado no tie-dye? PODE!

Fibras Artificiais 

São fibras produzidas pelo Homem, porém tem como matéria prima polímeros naturais. Em sua composição, são fibras naturais, porém precisam ser manipuladas para se tornarem fibras. As mais comumente usadas são a viscose, acetato, lyocel e modal.

Vantagens: São resistentes, retêm bem as cores − ou seja, desbotam pouco − e têm um toque sedoso. Secam rápido e quase não amassam.
Desvantagens: Por não absorverem a transpiração, podem deixar aquele cheiro desagradável nas peças. Queimam com facilidade e, por isso, devem ser passadas a ferro a baixas temperaturas e sem vapor. E atenção, pois esse tipo de fibra acumula eletricidade estática!

Pode ser usado no tie-dye? PODE!

Fibras Sintéticas

São fibras produzidas pelo homem usando como matéria-prima produtos químicos, da indústria petroquímica. As mais conhecidas são o poliéster (PES), a poliamida (PA), o acrílico (PAC), o polipropileno (PP) e o poliuretano elastomérico (PUR) também conhecido como Elastano, além das Aramidas (Kevlar e Nomex).

Pode ser usado no tie-dye? NÃO PODE! :(

E os tecidos mistos?

Apesar dos corantes reativos não fixarem em fibras sintéticas, existem alguns tecidos que são produzidos com fibras mistas. A mistura mais comum é entre algodão e poliéster. Um tecido misto de poliéster e algodão é versátil, pois fica fresco e leve como o algodão, mais forte, durável e não é fácil de amassar como o poliéster. As roupas deste tecido encolhem muito pouco se comparadas a roupas 100% algodão e esta mistura é preferida por costureiras domésticas por ser muito fácil de costurar. Nessa categoria de tecidos, encontramos alguns nomes conhecidos, como Tricoline, malha e piquet.

Pode ser usado no tie-dye? DEPENDE.

 

Regra de ouro para a prática do Tie-Dye: Utilize tecidos produzidos compostos de fibras naturais e “artificiais”.

Os corantes que costumamos utilizar para fazer Tie-Dye (seja direto, reativo ou tinta para tecido) fixam-se somente em fibras de origem natural.  Portanto qualquer tecido é liberado para a prática.  Os principais tecidos feitos a partir de fibras naturais são: algodão, viscose, lã, seda, amianto, juta, cí¢nhamo, linho e sisal. Encorajo muito vocês a fazer o teste na prática. Compre pequenos pedaços dos mais variados tecido, anote, faça os testes e veja, por você mesmo, qual apresentou melhor fixação, melhor consistência, textura, etc.

No caso do tecido misto, vale a mesma regra. Antes de comprar em quantidade, faça sempre o teste e verifique a fixação.

 

Algodão, o grande companheiro

O algodão, por ser a fibra mais utilizada na confecção de camisetas, possui algumas sub-categorias em relação a sua produção. Com preços e padrões de qualidade diferentes, é importante conhecermos um pouco mais a fundo esse material. Os tipos mais comuns de tecidos de algodão no mercado são:

Algodão Fio 24:
Material 100% algodão, porém de baixa qualidade. O tecido é fino e pouco durável. É geralmente utilizado para confecção de camisetas promocionais em grande quantidade. Recomendo apenas caso você queira utilizar um material mais barato em seus primeiros trabalhos, para economizar um pouco.

Algodão Fio 30 Penteado:
Este é o tipo de algodão mais utilizado na confecção de camisas, é a fibra das camisetas básicas. Macio e durável, é o recomendado no quesito custo x benefício. Pode usar a vontade!

Malha Confort:
Em se tratando de fibras de algodão, a malha confort é o que há de melhor: tipo exportação (e por isso, mais cara), é uma malha mais macia e durável do que as de fio 24 e 30. Para fazer um belíssimo trabalho ou em uma ocasião especial, recomendo este tecido!

Fontes de referência:

http://www.personalizecuritiba.com.br/duvidas.html

Tem alguma dúvida ou sugestão? Utilize os comentários abaixo e converse conosco!

  1. Olá, gostaria de saber se os processos aqui do site também serve para tingir Lycra Tencionada. Eu queria fazer uma “tenda” de lycra branca tingida em tie dye espiral… Tinta de tecido serve? Obrigada

    • Olá Michele, tudo bom?

      Os corantes via de regra se fixam-se em tecidos de fibras naturais. Como o elastano é uma fibra puramente sintética, é pouco provável que você consiga trabalhar com ela.

      Uma opção para você de tecido barato e que tenha uma certa elasticidade seria o Tricoline com Elastano (97% Algodão 03% Elastano).

      Fico no aguardo de uma foto dessa tenda, heim!? :)

      Paz e positividade!

  2. ola qual é a melhor tinta para estampa camiseta fio 30.1 tinta sublimatica ou pingmentada estou na duvida

    • Olá Cristhiane! Não trabalho com esses materiais para a prática de Tie-Dye. Recomendo a você utilizar os corantes reativos, material mais específico para a prática da arte!

      Paz e positividade

  3. Samara Peradostos disse:

    ae irmãos do mundo dye,por aqui acho tintas fluorescentes pra prática tie dye?

  4. Fabio, você conhece um tecido chamado bender, que é misto de algodão com poliéster? saberia onde posso encontrar em SP? Obrigada

  5. Olaa ,posso tingir com esses corantes um moletom 50% algodao e 50%poliester?Fica um trabalho de qualidade? obrigada

  6. Por favor preciso saber Fabio , posso tingir em espiral com os corantes reativos um moletom 50% algodao e 50%poliester?Fica um trabalho de qualidade? obrigada , Salamaleico!!

  7. Ola fabio, boa noite meu irmão, meu nome é thiago faço tie dye uns 4 anos, sou do rio de janeiro, aqui não encontro essa tinta reativa em pó, vi q esta relacionado ao mundo tie dye e q la vende esta tinta, como não consegui respsota por la vim poperguntar por aqui, se puder me ajudar agradeço, de onde é essa empresa ?? mandam p qualauar estado do brasil ? Como é o processo de copmpra ?? agurado ancioso a resposta
    um abraço fica com deus

  8. ola amigo. qual tecido devo usar para fazer saia hippie ?
    achei alguns modelos pra vender de saia ja prontas de viscolycra.
    com viscolycra é possivel realizar a tecnica tai dai com qualidade ??
    muito obrigado. seu site esta me ajudando bastante. :)

  9. Isabela Lima disse:

    Oi, qual a melhor técnica pra fazer tie dye em espiral com varias cores com corante tupy por exemplo?

  10. detalhe que o cara so responde mulher e com foto viu kkkkkk

  11. EU TENHO UMA CORTINA TODA BRANCA EM OXFORD , SEGUNDO UMA COSTUREIRA ME DISSE! ENTAO ELA É UM TECIDO SINTETICO NAO É ISSO? NAO TEM COMO EU USAR OS CORANTES REATIVOS COM ELA PELO QUE LI NO POST ENTAO QUAL VOCE ME RECOMENDA USAR? AGUARDO RESPOSTA, OBRIGADA

  12. onde encontro malha confort?

  13. Giovanna Gargioni Tavares disse:

    Olá, pedi uma grande uma quantidade de camisetas 100% algodão e tingi 10 delas. Logo quando secaram, elas já desbotaram, sendo que usei corantes reativos e o procedimento de bicarbonato, tem alguma maneira de recuperar ou fazer dar certo? Valeu

  14. JEFFERSON SANTOS disse:

    Olá, sou empreendedor e estou começando a investir no ramo de camisaria, estou procurando à dias uma distribuidora que entregue tecidos direto da fábrica aqui no estado de Pernambuco, independente do lugar que ela seja…
    Se alguém souber me ajude por favor!
    Obrigado(a).

  15. ricardo inacio borges disse:

    Mista 70%algodao a30%poliester

  16. Danillo Teixeira disse:

    Por favor, gostaria de estar fazendo jaqueta de moletom e para isso preciso saber qual. o melhor moletom, e quanto ao forro qual seria o melhor tecido, para um melhor acabamento grato Danillo.
    .

Leave a Reply