28 de fevereiro de 2012

» por em Destaque, Iniciante

Tipos de tecidos: saiba as diferenças e escolha o mais adequado


Nosso post de hoje é dedicado ao universo dos tecidos e das possibilidades do Tie Dye. Com uma imensa variedade de preços, propriedades e padrões de qualidade disponíveis no mercado, é importante saber escolher o tecido ideal para a finalidade desejada.

Camisas Tie-Dye

As possibilidades são quase infinitas nesse mundo de cores e tecidos

Regra de ouro para a prática do Tie-Dye: Utilize tecidos de fibras naturais

Os corantes que costumamos utilizar para fazer Tie-Dye (seja direto, reativo ou tinta para tecido) fixam-se somente em fibras naturais. É comum encontrar tecidos mistos, com composição de 50% Algodão e 50% Poliéster, mas o recomendado é que se fuja deste tipo de tecido. Para tecidos sintéticos, vocês utilizarão corantes ácidos.

Os principais tecidos feitos a partir de fibras naturais são: algodão, viscose, lã, seda, amianto, juta, cí¢nhamo, linho e sisal.

O algodão, por ser a fibra mais utilizada na confecção de camisetas, possui algumas sub-categorias em relação a sua produção. Com preços e padrões de qualidade diferentes, é importante conhecermos um pouco mais a fundo esse material. Os tipos mais comuns de tecidos de algodão no mercado são:

Algodão Fio 24:
Material 100% algodão, porém de baixa qualidade. O tecido é fino e pouco durável. É geralmente utilizado para confecção de camisetas promocionais em grande quantidade. Recomendo apenas caso você queira utilizar um material mais barato em seus primeiros trabalhos, para economizar um pouco.

Algodão Fio 30 Penteado:
Este é o tipo de algodão mais utilizado na confecção de camisas, é a fibra das camisetas básicas. Macio e durável, é o recomendado no quesito custo x benefício. Pode usar a vontade!

Malha Confort:
Em se tratando de fibras de algodão, a malha confort é o que há de melhor: tipo exportação (e por isso, mais cara), é uma malha mais macia e durável do que as de fio 24 e 30. Para fazer um belíssimo trabalho ou em uma ocasião especial, recomendo este tecido!

Brim leve:
Muito utilizado na confecção de jalecos para estudantes, o Brim leve é uma opção alternativa para alguns trabalhos com Tie-Dye (cortinas, por exemplo). Por ser mais consistente do que os tecidos anteriores, é bom se preparar para gastar maiores quantidades de corante para trabalhar com ele.

Brim pesado:
Mais consistente ainda, o Brim pesado é geralmente usado para confecção de aventais tipo churrasqueiro e calças profissionais. São altamente resistentes.

Já que tecidos mistos (com porcentagens variadas de algodão e poliéster) ou tecidos sintéticos não são indicados para a prática do Tie-Dye, não abordaremos neste post.

Fontes de referência:

http://www.personalizecuritiba.com.br/duvidas.html

Tem alguma dúvida ou sugestão? Utilize os comentários abaixo e converse conosco!

  • http://www.facebook.com/mihlost Michele Nada

    Olá, gostaria de saber se os processos aqui do site também serve para tingir Lycra Tencionada. Eu queria fazer uma “tenda” de lycra branca tingida em tie dye espiral… Tinta de tecido serve? Obrigada

    • http://www.mundotiedye.com.br/ Fabio Costa

      Olá Michele, tudo bom?

      Os corantes via de regra se fixam-se em tecidos de fibras naturais. Como o elastano é uma fibra puramente sintética, é pouco provável que você consiga trabalhar com ela.

      Uma opção para você de tecido barato e que tenha uma certa elasticidade seria o Tricoline com Elastano (97% Algodão 03% Elastano).

      Fico no aguardo de uma foto dessa tenda, heim!? :)

      Paz e positividade!

  • http://www.facebook.com/cristhiane.fagundes Cristhiane Fagundes

    ola qual é a melhor tinta para estampa camiseta fio 30.1 tinta sublimatica ou pingmentada estou na duvida

    • http://www.mundotiedye.com.br/ Fabio Costa

      Olá Cristhiane! Não trabalho com esses materiais para a prática de Tie-Dye. Recomendo a você utilizar os corantes reativos, material mais específico para a prática da arte!

      Paz e positividade

  • Samara Peradostos

    ae irmãos do mundo dye,por aqui acho tintas fluorescentes pra prática tie dye?

  • Dê Ferri

    Fabio, você conhece um tecido chamado bender, que é misto de algodão com poliéster? saberia onde posso encontrar em SP? Obrigada

    • Yara

      A Gaivotinha Tecidos, rua 25 de Março, 641 – lj. 5 e 7 – Fone: (11) 3228-4375

  • alexia

    Olaa ,posso tingir com esses corantes um moletom 50% algodao e 50%poliester?Fica um trabalho de qualidade? obrigada

  • Aléxia

    Por favor preciso saber Fabio , posso tingir em espiral com os corantes reativos um moletom 50% algodao e 50%poliester?Fica um trabalho de qualidade? obrigada , Salamaleico!!

  • thiago

    Ola fabio, boa noite meu irmão, meu nome é thiago faço tie dye uns 4 anos, sou do rio de janeiro, aqui não encontro essa tinta reativa em pó, vi q esta relacionado ao mundo tie dye e q la vende esta tinta, como não consegui respsota por la vim poperguntar por aqui, se puder me ajudar agradeço, de onde é essa empresa ?? mandam p qualauar estado do brasil ? Como é o processo de copmpra ?? agurado ancioso a resposta
    um abraço fica com deus

  • tchello

    ola amigo. qual tecido devo usar para fazer saia hippie ?
    achei alguns modelos pra vender de saia ja prontas de viscolycra.
    com viscolycra é possivel realizar a tecnica tai dai com qualidade ??
    muito obrigado. seu site esta me ajudando bastante. :)

  • Isabela Lima

    Oi, qual a melhor técnica pra fazer tie dye em espiral com varias cores com corante tupy por exemplo?

  • Jonas

    detalhe que o cara so responde mulher e com foto viu kkkkkk

  • LUCIANA

    EU TENHO UMA CORTINA TODA BRANCA EM OXFORD , SEGUNDO UMA COSTUREIRA ME DISSE! ENTAO ELA É UM TECIDO SINTETICO NAO É ISSO? NAO TEM COMO EU USAR OS CORANTES REATIVOS COM ELA PELO QUE LI NO POST ENTAO QUAL VOCE ME RECOMENDA USAR? AGUARDO RESPOSTA, OBRIGADA