10 de abril de 2012

» por em Iniciante

Como fazer Tie-Dye em degradê


O degradê está na moda. Entre e-mails e comentários recebidos nas últimas semanas, é um tema que aparece com frequência e que já merecia uma postagem aqui no Mundo Tie Dye. Além de ser bastante simples de criar, as peças ficam muito estilosas. Hoje, vamos entender o que é degradê e como aplicar esse efeito em nossas obras!

Exemplo de Tie-Dye em degradê!

Degradê, segundo o Wikipédia, é uma “sequência de tons contínuos, podendo ser limitado ou ilimitado. Ou seja, é a área onde duas cores são sobrepostas, cada uma com suas intensidades, formando uma transição suave entre as cores. A tonalidade “degradê” representa a variação de cores que vai das mais fortes às mais suaves”.

Para nós, o importante é saber criar diferentes tons de uma mesma cor e assim trabalhar com o efeito. Para corantes reativos e tintas para tecido o procedimento é o mesmo: crie diferentes tonalidades a partir da concentração de água no recipiente.

Você vai precisar de:

Digamos que você quer criar 4 tons diferentes de Azul Turquesa. Na primeira garrafa, adicione a quantidade normal de corante (4 colheres de chá para 250ml, por exemplo).

Na segunda garrafa, encha 1/4 da garrafa com o corante criado na primeira garrafa e complete o resto com água, como na imagem abaixo:

Para tom médio, 1/4 de corante e o resto de água.

Na terceira garrafa, encha a garrafa de água e pingue algumas gotas do corante puro. Uma pequena quantidade já será necessária para criar um tom fraco.

Para um tom fraco, basta pingar algumas gotas de corante.

Caso você queira criar um tom mais escuro, adicione apenas algumas gotas de preto. O corante é preto é muito forte e (repetindo) apenas algumas gotas são necessárias para escurecer a cor.

Dica: Use um pedaço de papel toalha ou em um guardanapo para ver se o tom da cor criado é o que você deseja.

Criadas as cores, basta pintar a camisa do jeito que você preferir. Para exemplificar, escolhi uma forma muito simples: basta virar a camisa ao avesso e  “encolher” com os dedos, como na imagem abaixo.

Nesse caso, a aplicação do ácido se dará de forma diferente. Com o auxílio de um copo, derrame o ácido sobre o tecido, até que ele esteja bem úmido. Aguarde 10 minutos para começar com a aplicação do corante. Para o exemplo da imagem abaixo, você usará o seguinte padrão de cores:

Azul 1/4, Azul, Lilás puro, Lilás 1/4, Lilás Claro, Azul Claro, Azul 1/4, Azul, Lilás, Lilás 1/4, Lilás Claro

Aqui, o importante é começar do meio e, assim, colorir as pontas. Ou seja: começariamos com as cores Lilás claro e Azul claro (destacadas em negrito) e após isso faríamos o resto. Caso você queira fazer marcações com barbante ou elástico, não faça muito apertado, para que o efeito de transição entre cores possa acontecer.

Degradê com corantes Guarany

Caso você esteja utilizando os corantes em pó, basta lembrar do esquema já mencionado neste post:
5 minutos: tom fraco
10 minutos: tom médio
20 minutos: tom forte

Digamos que você quer que sua peça tenha 3 tons de cor. Inicialmente, mergulhe na panela apenas uma parte do tecido, aquela que você queira que fique com a cor mais forte. Passados 10 minutos, afunde a segunda parte do tecido e, depois de 5 minutos, a terceira parte da peça. Cada parte da camisa é colocada em contato com o corante em tempos diferentes e isso cria o efeito degradê.

Criadas as cores, é só dar vida à sua criatividade e fazer as mais diferentes combinações!

Dúvidas, criticas ou sugestões?! Use os comentários abaixo ou envie um e-mail para contato@mundotiedye.com.br que terei o maior prazer em responder.

Até a próxima!

True Tie dyeFonte:Como tive um pouco de dificuldade para fotografar as imagens para este post, as imagens utilizadas para elaborar o passo-a-passo deste post foram extraidas do DVD “True Tie-Dye”, uma bela coleção de 3 DVDs em que os autores explicam todo o processo de como se fazer excelentes obras em arte Tie-Dye. Todo o conteúdo do disco é em inglês, mas vale a pena adquirí-lo. Endereço: http://www.truetiedye.com/

  • http://www.facebook.com/people/Camilla-Veras-Pessoa/100001580545999 Camilla Veras Pessoa

    Tenho cada vez mais orgulho de você e do seu trabalho. Sua arte é linda, bem feita, seu blog tá fantástico, rico de informação de sensibilidade. Esse projeto tem tudo para decolar ainda mais. Parabéns, estou aqui babando, aprendendo e te admirando muito. Te amo!

  • http://www.facebook.com/StephanieCarolineAlves Stephanie Alves

    Lindo trabalho

    • http://www.mundotiedye.com.br/ Fabio Costa

      Obrigado! :)

  • Carol

    Gostaria de ver um post sobre fazer tie-dye em shorts, eu acho que o trabalho em shorts fica muito bonito, e é algo mais dificil de se ver por ai, estou esperando, gosto muito do seu blog e das suas dicas.

  • Marina

    Adorei seu blog! Está de parabéns!

  • Lucas

    Vendo roupas em Tie Die, se alguém estiver interessado, por favor, entre em contato comigo lucas.bolson36@hotmail.com

    • http://www.mundotiedye.com.br/ Fabio Costa

      Avisado! Você pode tambem fazer sua propaganda (sem spam, por favor) em nossa página lá do Facebook: http://www.facebook.com/mundotiedye

  • http://www.facebook.com/vivian.barion Vivian Barion

    como é possível fazer um tie dye com corantes diretos de cores diferentes? até agora li no blog sobre como fazer diferentes tons mas me pergunto se seria possivel fazer uma camiseta em espiral(repleta de cores) utilizando esse tipo de tinta e como seria esse processo