5 de março de 2012

» por em Iniciante

Corantes e tintas para tingir: conheça os diferentes modelos


O Tie Dye é o resultado da combinação de muitos elementos, que variam do tecido ao método de tingimento que será utilizado. Em se tratando de método, é muito importante conhecer os tipos de corantes disponíveis no mercado, dos mais populares aos inexplorados.

Conheça os corantes e saiba escolher o mais adequado.

Corantes diretos: Os históricos e corantes da época dos nossos pais! Quando eu era pequeno, calça jeans desbotada ia sempre para a panela, para receber aquele banho de corante e voltar para o nosso guarda-roupa. A fixação do corante ocorre graças a um processo físico: não há uma afinidade química com a fibra, por isso é necessário que se adicione no banho algum produto que torne o meio indesejável ao corante, forçando-lhe a aderir a intimidade da fibra.
O cloreto de sódio (sal de cozinha) torna o corante insolúvel, fazendo com que ele junte-se a fibra. Os corantes diretos são fáceis de encontrar em armarinhos e em lojas de artesanato. As marcas mais famosas são a Guarany e a Tupy. Esse assunto já foi abordado por aqui, em nosso guia de como fazer Tie-Dye com corantes diretos.

Prós:

  • É barato. Cada tubo de corante custa em média R$1,50.
  • Você pode encontrar facilmente em praticamente todas as casas/lojas de artesanato.

Contras:

  • As cores desbotam rápido.
  • Os tons claros acabam ficando manchados depois das lavagens.
  • Você gasta uma boa quantidade de gás de cozinha (para o desespero de sua mãe).
  • Este processo compromete, no mínimo, 2 panelas da sua casa.
  • O processo de tinturação leva muito tempo: cerca de 1 hora para finalizar uma camisa.
  • Para a camisa ficar 100% pronta o tempo médio é de 3 dias.

 

Tinta para tecido - Encontrado com facilidade em lojas de artesanato, recomendamos os produtos da marca Acrilex. Ela disponibiliza basicamente duas linhas de tintas para tecido: a “Acrilex Tinta para Tecido”, que contém o produto em seu estado bruto, sendo necessário diluí-lo em água, e a linha “Acrilex Silk”, que já vem com o produto diluído, pronto para utilização.

Prós:

  • Fácil de manipular, a diluição é simples (modelo “tinta para tecido”) ou ela já vem pronta para o uso (modelo silk);
  • A preparação do tecido é simples (apenas é necessário borrifar água+álcool);
  • Não envolve processo quimico;
  • Você pode encontrar facilmente em praticamente todas as casas/lojas de artesanato.

Contras:

  • É preciso regular muito bem a quantidade da mistura água+álcool a ser borrifada, já que por pouco a tinta pode não penetrar direito ou penetrar até demais e as formas perderem definição.
  • Para o rendimento das tintas, o custo é muito elevado.
  • Por se tratar de um processo físico de fixação, as cores desbotam após as lavagens.

 

Corantes reativos - O corante reativo é um produto especial para tecidos de fibras naturais. Ele vem em pó, concentrado, dilui-se em água e se fixa basicamente a por produto químico, o carbonato de sódio. Com ótima solidez, intensidade das cores, ter um bom preço e render bastante, é o meu predileto. A maioria dos guias deste blog serão feitos a partir do uso destes corantes. Infelizmente, essa categoria de corante não é muito famosa aqui no Brasil, a única linha comercial é a Colo[r]evoltion, da Guarany, que eu particularmente testei e não gostei (em breve escrevo um post explicando o porque). Agora você pode comprar os corantes reativos em nossa loja virtual! Clique aqui para ir à loja.

Prós:

  • Cores vivas e fortes, proporcionando resultados impressionantes;
  • Não desbotam com facilidade. Suas obras certamente durarão muitos anos;
  • É rápido: a fixação ocorre em no mínimo 2 minutos(método do vinagre+microondas) e no máximo de 24 horas(método tradicional, com carbonato de sódio);
  • A partir de 4 cores primárias(Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) você pode criar praticamente qualquer cor que você quiser sem muita dificuldade;
  • É barato e rende bastante, por ser altamente concentrado: uma pequena quantidade de corante em pó produz uma grande quantidade de corante líquido. (ex: corante na cor amarela, em que 2 colheres de açúcar rendem 250ml de corante, sendo que esses 250ml rendem bastante quando aplicado na obra);

Contras:

  • A preparação do tecido envolve submetê-lo a um banho em um ácido, o carbonato de sódio.
  • O corante deve ser diluido em uma mistura de água morna e uréia, o que pode dar um pouco mais de trabalho.
  • Por se tratar de um processo quimico, todo o trabalho deve ser feito com luvas de borracha.
  • Para a camisa ficar 100% pronta o tempo médio é de 3 dias.

Corantes ácidos - Enquanto que todos os outros tipos de corantes são utilizados espeficicamente para tecidos de fibras naturais, os corantes ácidos são a solução para se tingir seda, lã, nylon e fibras acrílicas. Ainda não testamos os corantes ácidos e, por conta disso, não temos guias para este tipo de corante.

 

Só citei alguns e os mais conhecidos métodos e tipos de se tingir tecidos. Ainda existem outros métodos a serem conhecidos e explorados por ai e, na medida em que eu fizer novas descobertas, compartilharei com vocês.

Caso você conheça mais algum método e queira compartilhar conosco, envie um e-mail para contato@mundotiedye.com.br. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, envie um e-mail para nós ou faça um comentário abaixo.

Referências:
http://estampa-paulandre.blogspot.com/2008/03/corante-reativo-pintura-quente.html

  1. Helena Correa disse:

    Ola amei seu site, a muito tempo procuro na net, e só acho canais americanos, e eles usam tintas em pó, que diluem, mas nunca passam que tintas são essas e onde comprar, então eu uso tupi e acrilex, sendo a tupi muito fraca, pois desbota muito com o tempo, nunca pode ser colocado pra lavar com outras roupas, a acrilex, deixa o tecido um pouco duro, e não sai tão barato, por exemplo pra fazer isso http://psydewalk.com/wp-content/uploads/tiedyedoona.jpg  o que eu adoro fazer nas minhas roupas de cama, mas a tupi fica muito feia com o tempo, vc pode me passar como adquirir e como usar as  em po reativas? pois vejo que usam muito nos EUA.

    A muitos anos, estive no Maine, e vi um grupo fazendo tie die, eles tinham galões de tintas liquidas, como se fosse uma acrilex ja pronta pra uso em tie die.

    Pode me ajudar? Grata! luz no caminho Helena

    •  Olá Helena! Fico muito feliz que você tenha gostado do blog, obrigado pelo feedback!

      Quando a sua dúvida, claro que posso te ajudar! O corante ao qual você se refere é o corante reativo, que falei no post que você leu. De fato o acesso a ele aqui no Brasil é muito limitado, sendo facilmente mais encontrado no exterior. Com algum tempo de experiência no Tie Dye e contatos feitos, hoje em dia tenho acesso a estes corantes e, percebendo essa demanda, estou planejando em futuramente comercializar esses corantes para facilitar a vida de vocês. A maior parte dos guias que pretendo compartilhar, por serem frutos da minha experiência, é utilizando esse tipo de corante.

      Ainda não tenho um suporte tecnológico pronto para fazer essas vendas, mas posso te passar de antemão a tabela de preços por e-mail e assim podemos negociar da forma antiga, sem automatizações :)

      Vou te passar também uma tabela com os valores médios de rendimento dos corantes, pra você se impressionar com a quantidade de corante que podemos fazer com uma pequena quantidade de material.

      Paz e luz!

      • Fabio gostaria que você pudesse me ajudar,pois quero tingir meu shorts,faze-lo colorido em duas cores,qual tipo de tingimento é melhor ?e se for em pó ele despotará ?Aguardo sua resposta desde já mt obrigado !

      • ADRIANA LINHARES disse:

        FÁBIO…PASSA PRA M IM TAMBÉM ESSAS TABELAS:A DO PREÇO DAS TINTAS E OS RENDIMENTOS DELAS… GOSTEI E QUERO FAZER UMAS CAMISAS AQUI NA MINHA CIDADE…VC TEM OUTRAS TÉCNICAS PRA ME ENSINAR? SUCESSO SEMPRE!!!!!

  2. Bela Ribeiro disse:

    Olá…sou artesã e trabalho com tie die, utilizo a guarany mas sinto o mesmo que a Helena quanto a fixação desbota muito rápido queria muito se fosse possivel seu contato de email para que me passasse os preços da tinta e como faríamos essa transação de compra!meu email é: bela.melo.ribeiro @gmail.com

    Aho irmão!

    • Tenho uma sugestão que sempre faço quando lavo roupas tingidas com guarany. Eu ponho sal na agua de enxague para não sair tinta .

  3. Ainda não tive tempo de testar!!! em julho termino uns cursos, e vou ficar mais livre! tou doida pra testar!!

  4. Ola.. Adorei as dicas o todo o site!
    Gostaria de saber mais sobre os corantes reativos, não encontro em lugar nenhum.
    meu e mail é
    jucastro_galhardo@hotmail.com
    Se puder entrar em contato :)

  5. euu adoreiiii achei super criativoo, seu blog mi ajudará concertezaaa muito interessante vc escrever sobre os corantes tbm, parabéns sucesso!!! :)

  6. Eu uso a tecnica de tinta com alcool, usando a guarani mesmo, funciona, mas se for usar um spray p/ aplicação, convem coar, com coador de café mesmo, pq a tinta fica mt granulada, e acaba entupindo o spray. Também tem a tinta Dylon, que é mt melhor que guarani e cia…

  7. Luciane Americano disse:

    olá Fabio, preciso muito saber como posso adquirir esses corantes relativos,pois faço shorts Dip Dye e realmente os corantes Tupy e Guarany alem de desbotar facil não tem cores citricas ,como tenho visto nos shoping.meu e-mail é luciane_americano@hotmail.com.

    Aguardo anciosa essa resposta

    Abraços!!!

  8. São de valor inestimável suas informações,riquíssimo em detalhes e dados imprecindíveis para um bom entendimento permitindo que qualquer pessoa possa fazer um bom trabalho
    Uso lã de ovelha para fazer o cabelo de minhas bonecas e preciso aprender a tingir para
    conseguir tons mais fortes,pois as que compro tingidas são muito claras.Será que pode me ajudar?

  9. ADRIANA LINHARES disse:

    EU FIQUEI NA DÚVIDA ,AFINAL…..O QUE DEVO USAR PRA TINGIR?..UMA DESBOTA FÁCIL…A OUTRA É MAIS CARA…A OUTRA PRECISA DE UMA PREPARAÇÃO COM O ÁCIDO….FIQUEI SEM SABER O QUE USAR….

  10. Olá Fábio. Adorei seu blog e me interessei muito pelos corantes reativos. Estou há um tempão buscando uma solução pra tingir uma colcha de cama (de casal) mas não consigo. Ela é de algodão mas tem um “recheio” de acrílico por isso não pode ser tingida na tinturaria por causa da alta temperatura. Será que consigo tingila em casa? Não quero fazer desenho nem nada, apenas tingila toda da mesma cor. Tem algum conselho ou algum produto pra me vender ou indicar? Obrigada. Vicência

  11. INES ARANHA disse:

    oLA
    CONHECI VCS AGORA….
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO TINGIR LINHAS E FITAS PARA BORDAR, ASSIM MEUS BORDADOS FICARIAM PERSONALIZADOS.
    SE SIM, COMO PROCEDER.
    QUEM SABE VCS PODERIAM ME AJUDAR..
    ABRAÇOS E OBRIGADO

  12. Deivison Lestat disse:

    qual o melhor corante para fazer um trabalho de nível profissinal a ser usado? obigado desde já

  13. gostaria de saber se da produção trabalhar com corante reativo trabalho com camisetas de malha de algodão aguardo resposta o mais rapido obrigado.

    • Reginalda Nakamura Oliveira disse:

      Roberto corante reativos é muito perigoso para a saude humana e mei ambiente,entãos e vc não tme estrutura apra trabalhar com rativos o melhor é nem pegar,pois até o esgoto tem que ser tratado.

      • Estamparia Miki Strass disse:

        Ate aonde eu saiba o problema dos corentes reativos sao o carbontato de sodio e qualquer outro produto fixador que vai na tinta na hora da mistura. Mas se so humedecer o tecido em agua morna e misturar a tinta em agua morna ou nem humeder o tecido entao tera um bom resultado tambem nao tanto quanto usando os quimicos e sera menos agressivo. A garotada fazia direto no campo de verao so que nao podia por quimica nenhuma na tinta para nao ter problemas. Se fosse algum problema a policia tinha fechado os campos de verao todinhos da costa leste pois todos usam o mesmo metodo e lavamos direto debaixo da torneira.

  14. BOM DIA,PARABÉNS PELO SITE E PELA BOA VONTADE QUE VCS TEM DE ENSINAR AS PESSOAS,BEM EXPLICADO E FAZENDO COM QUE NÃO SE TORNE IMPOSSIVEL USAR A TÉCNICA MESMO NÃO SENDO ARTESÃ.OBRIGADO,SUCESSO!!!!

  15. Adorei teu site e a generosidade de compartilhar teu conhecimento. Eu gosto muito de tingir roupas em geral mas nunca usei este processo quimico, entao te pergunto: posso tingir peças com ziper de plastico, botoes? e camisetas que são mistas de algodão e poliester ou viscose? obrigada desde ja

  16. Boa tarde, trabalho com a aquarela silk, gosto de trabalhar com ela mas queria experimentar outras cores mais vivas, vc mencionou que esses coreantes reativos dão esse efeito mais vivo, gostaria muito de adquirir esses corantes, poderia me explicar melhor os preços e as outras informações básicas? Este é meu email: anael.scooter@hotmail.com

    Obrigado!

  17. O que faço para tingir uma saia de algodão que é roxo claro para preto com a tinta corante tupy? a cor vai misturar e ficará um pouco rouxa ou ela irá ficar totalmente preta?

  18. Bruno Cunha disse:

    Olá, gostaria de saber melhor sobre o que falou na tinta reativa, sobra ” vinagre + micro ondas” como funciona esse processo ?

  19. Duda Cavalcanti disse:

    Oi, adorei a sua postagem, você sabe se é possivel que em um tecido preto eu consiga fazer o tie dye? em uma blusa preta, deixando que ela fique preta e branca??

  20. Maria Marlene do Carmo Fonseca disse:

    Bom dia, gostaria de saber preços de cada kit. Já fiz tingimento com guarany, mas no momento este produto sumiu do mercado aqui na minha região. Comprei tecido para fazer a tampa de bolsas tipo carteiro e agora não encontro o produto. Porem, depois que li sua página, não vou mais querer a guarany, vou tentar o seu. Me mande por favor conselhos tipo; posso ter reação alérgica? onde encontro ureia? Gostaria de saber mais, por exemplo, tudo preparado, ou tudo separado? Aguardo.

  21. Parabéns pelo blog!!!! Encontrei aqui a ajuda que precisava. Obrigada!

  22. Olá, tenho uma saia preta, já está ficando meia desbotada ela é 98% algodão e 2% Elastano, gostaria de tingi-la, para ela voltar a ser preta, o que faço, qual a tinta indicada e quais os procedimentos?

  23. quantas calças jeans rende um frasco do produto tupy??(respondam por favor)

    • eu sempre usei 1… mas tem que descolorir antes, senão as cores misturam um pouco, ok? Tipo… umacalça jeans azul, eu tingi de preto, mas ela ficou azul escurão, mas não preto totalmente. Independente de ser Tupy ou Guarany, descolora antes…

  24. Ana Quirino disse:

    Tenho uma blusa de frio de algodão, ela é verde e vou pinta-la de preto, qual dessas tintas devo usar qual vai fixar melhor e dar um bom resultado

  25. Boa tarde pessoal. Eu quero começar a produzir em escala. Existe algum corante estilo Aquarela Silk, soh que em quantidades maiores? (litro)

  26. o que fazer se a roupa ficar falhada?

  27. Tenho uma calça social em 65% poliester e 35% viscose está manchada (quase imperceptível, tipo desbotado ) seria possível tingir ? Obrigado

  28. Cristina ninelli disse:

    Tenho um vestido branco com 50 por cento poliester e 50 por cento viscose. Ė possivel tingir de preto?

  29. Bom dia, gostaria de saber se existe uma tinta especial para utilizar em nylon, pois precisamos de um material duravel pois serão feitas lavagens com água quente.

    • Reginalda Nakamura Oliveira disse:

      Não existem no mercado ,só os reativos que são muito bom mais é muito perigoso para saude e não aconselho a não ser que seka uma empresa que tenha toda uma estrutura e tratamento de esgoto pois é toxico ao meio ambente !

  30. Olá Fábio! Que graça seu blog, caí aqui meio que por acaso procurando na net como fazer tie dye degradê e encontrei tantas coisas lindas aqui que já fiquei sua fã.
    Por acaso vc dá curso presencial?

  31. como faço pra tingir calça jeans escuras ??

  32. ola preciso tingir 8 mts de organza branca,preciso só fazewr um barrado azul,o que pode me indicar

    • Reginalda Nakamura Oliveira disse:

      Luciana decidi te dar uma forcinha …compre uma tinta azul na tonalidade que for do seu gosto , pegue a organza e molhe e esprema para tirar a agua .agora em uma panela coloque agua para fever e quando estiver fervendo coloque a tinta dentro de um coador de café de pano e coloque dentro da agua quente sem tirar do coador ele vai sair cuado igual o nosso cafezinho, ao perceber que no coador não existe mais tinta pegue uma colher de pau mecha bastante ,e pegue o tecido molhado e aberto coloque na panela e deixe no fogo até atingir a cor que vc deseja ,quanto mais vc deixa no fogo ele escureçe então fique atenta ,lembrando que o tecido diminui muito apos ir para o fogo…o tecido vai ficar machucado e vc tem que passar ferro antes de usa-lo ….não coloque o tecido todo pegue pedacinhos para fazer teste… espero ter te ajudado bjusss

  33. OLÁ, esse Corantes reativo é diluível em álcool? É resistente a UV e tem ph neutro?

  34. Olá, tenho um tecido piquet branco, porém gostaria de tingi-lo de bege. À possibilidade? como faço para tingi-lo? Desde já agradeço.

  35. Olá, eu gostaria de costumizar uma calça jeans antiga pintando corações nela, qual corante é o mais indicado?
    Obrigada!

  36. Tenho um short amarelo neon, está desbotando e gostaria de tingi-lo, mas já procurei essa tinta em todos os lugares e não encontro, como faço??

  37. Gostaria de fazer um tie dye inverso ou seja desbotar um tecido preto deixando ele com tracoes brancos ou desbotados. Que material eu poderia usar sem ser cloro ou alvejantes que queimem ou ataquem o tecido?

  38. Como faço para tingir jaqueta de couro sintético (vermelha) manchou com outra roupa

  39. Bruna Caroline disse:

    Olá, tenho uma calça jeans clara e infelizmente caiu tinta de tecido nela, tem como eu tingir ou tirar a mancha para usar novamente ?

  40. tenho um vestido branco em gabardine com elastano, com que tipo de pigmento posso tingi-lo?

  41. eu colori meu casaco com tinge cor(poliéster)e ele continua soltando a tinta até passando a mão no casaco …a mão fica vermelha!o que eu faço?

  42. Vania Moraes disse:

    Qual tinta eu uso para fazer trabalho manual desenho em tecido de fibra de nylon de ou algo parecido?

  43. Patricia Santos disse:

    Olá, preciso tingir um vestido de tecido 96% viscose e 4% Elastano. Que tinta eu uso? Por favor!!!

  44. Oii eu queria fazer um Short mas eu queria saber se posso usar aquela tinta spray chamada pump dye

  45. comprei colchas de cama de linha de algodão, brancas mas pretendo tingi-las em degradê. Quero saber que processo eu utilizo

  46. Como faço para tingir luvas de helanca?

  47. Estou fazendo experiências com tinta de tecido. Ja fiz com a camiseta umida, ja fiz com a camiseta seca. A questão do gasto é realmente verdadeira, vc gasta bastante tinta, principalmente se gosta de formas bem preenchidas, sem partes brancas aparecendo no final do trabalho. Ainda não experimentei fazer e deixar enroladinha até secar totalmente, o que tenho feito é fazer a peça e ja abri-la, e deixar secando em cima de uma mesa. A unica coisa negativa que percebi é que o lado que fica para baixo, geralmente fica mais claro do que o lado que fica para cima. Ainda não lavei, então ainda não sei o resultado final disso tudo. Mas gostaria mesmo, é de uma forma de fazer o tie dye, uma que não tivessem os pontos negativos, ou pelo menos, o ponto negativo de desbotar. É isso… vou continuar minhas experiências……

  48. Terias como me passar uma tabela de preços, tipo, custo beneficio…. E por quanto é possivel vender os trabalhos….. Agradeço

  49. Augusto Raymundi disse:

    Olá, comprei uniformes para minha empresa tem 3 anos de um fornecedor na cor azul marinho, tudo correu muito bem as camisas desbotaram com o tempo .
    Pedi uma nova remessa e em um mês as camisas começaram a desbotar nas áreas que mais pegam sol , eles ficam avermelhadas , tem alguma coisa errada você consegue me ajudar a desvendar este mistério ?

    Obrigado

    Augusto Raymundi

  50. Olá!

    É uma dúvida boba, mas acho que aqui conseguirei a resposta: quero tingir 2 vestidos de viscose com elastano (um branco e um cinza) de preto. Qual tipo de corante devo usar?

    Obrigada.

  51. Olá! Uso a aquarela silk da acrilex há anos, nunca misturei com álcool, e nunca tive problemas com desbotamento. Sem contar que a tinta rende e muito.

  52. qual a melhor tinta para lycra?

  53. Wagner Renato Cândido disse:

    Vende de uma cor só por ex:Amarelo quero 50 ou 100 gr do amarelo, para tingimento de algodão ?

  54. bom dia tenho uma duvida , é possivel tingir um tecido de poliester bege para uma cor azul petróleo ?

  55. Marcia Aguiar disse:

    Quem me indica uma tinturaria em São Paulo que trabalha com tingimento de nylon?

  56. Marcia Aguiar disse:

    Comprei um casaco de frio de nylon e não sei por qual razão ele desbotou. Nunca consegui usá-lo. Será que consigo recuperá-lo? Por favor me ajudem a conseguir uma empresa em São Paulo que trabalhe com tingimento de tecido sintético de nylon.

  57. Cristina Cris disse:

    oi onde encontro tinta para tingir gripir de poliester.

  58. Arilson Carvalho disse:

    Qual corante eu uso para tingir uma jaqueta impermeável?

  59. Tingi uma faixa azul claro com a tinta tupy azul mais escuro mais a cor ficou escura …ficou guase preta….oque faço p clarear?

  60. Olá, bom dia. Tentei tingir um vestido e o cotante não fixou, o tecido é fino com aspecto aveludado. Qual melhor método pra tentar recuperá-lo já que ficou manchado?

  61. olá, tenho uma blusa verde bandeira quero tingi-la de preto da certo? fixa bem a cor?

  62. olá, tenho uma blusa de algodão verde bandeira queria tingi-la de preto da certo? fixa bem a cor?

  63. TENHO UM VESTIDO DE NOIVA EM SEDA PURA E RENDA, GOSTARIA DE TINGI-LO. QUAL A TINTA IDEAL?

  64. Izabella Desireé disse:

    Olá! Estou pensando em tingir um vestido de renda branco, mas o tecido do forro é poliéster. Como devo proceder?

  65. Paulla Olliveira disse:

    Olá, tenho uma calça verde e quero pinta-la de preto…Quais destes corantes devo usar?

  66. Luciana Ribeiro Hollanda disse:

    Pedi umas gravatas borboletas num site amarelas mas vieram na cor creme qual melhor forma de tingir com um amarelo mais clarinho?

  67. Amanda Silva disse:

    Olá, comprei um vestido estampado e gostaria de tingi-lo de preto , o tecido é 96% viscose e 4% Elastano. Que tinta eu uso? sera que vai ficar mesmo preto ? obrigado !

  68. Alessandra Rios disse:

    Adoraria de coração mesmo…. mesmo…. saber se tem como tingir helanca?

  69. Ana Cristina Martinelli Lima disse:

    gosta
    ria de saber qual a mistura das tintas e quantidades de cada tubete para obter a cor salmão numa blusa de algodão cru de gruipir,adoro essa cor me falaram de misturar amarelo com rosa,mais não sei a quan tidade que uso para obter a cor salmão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como fazer Tie-Dye com tintas para tecido | Mundo Tie Dye - [...] Antes de começar, vale a pena ler uma visão geral sobre a tinta, já abordada aqui: [...]
  2. Como fazer Tie-Dye em espiral | Mundo Tie Dye - [...] Corante – Esse guia foi feito utilizando-se corantes reativos, mas você pode utilizar qualquer um, pois a lógica é ...
  3. Como fazer Tie-Dye com corantes reativos | Mundo Tie Dye - [...] Antes de falar sobre como manipular este corante, vale a pena dar uma olhada na “visão geral” do corante, ...

Leave a Reply