15 de julho de 2013

» por em Iniciante, Intermediário

Método para rápida fixação com corantes reativos (Micro-ondas)


Se existisse um TOP 10 de assuntos mais perguntados pelos leitores, esse certamente seria o nº 1. A velocidade de reação e a possibilidade de ter ótimos resultados em poucos minutos pode ser bem interessante para alguns casos, porém algumas precauções precisam ser tomadas. Sendo assim, hoje trago a vocês a técnica de fixação do corante reativo através do calor. Para isso utilizaremos um forno de micro-ondas.

O corante reativo fixa-se ao tecido por duas formas diferentes: por reação química (com o carbonato de sódio), que é a que utilizados, como também pelo calor, que é a solução alternativa. Por geralmente contarmos em nossas casa com um aparelho de micro-ondas, esse procedimento pode ser utilizado para fixação em alguns casos.

Esse é um método ainda experimental e os resultados nem sempre agradam 100%. Em alguns casos, consegue-se uma fixação muito boa, em outros casos, porém, o material não fixa tão bem. Não garantimos eficácia para este método. Caso você encontre melhores resultados com outros métodos, por favor compartilhe o resultado conosco. Basta escrever lá embaixo, nos comentários!

Antes de começar, é importante lembrar a vocês sobre a utilização do corante reativo e carbonato de sódio em micro-ondas. Este aparelho é geralmente utilizado na preparação de alimentos, então todo cuidado é pouco na hora de misturar as utilizações. Sempre após a utilização do aparelho para este fim, faça uma limpeza bastante cuidadosa do aparelho, para que não haja risco de intoxicação. O ideal é separar os aparelhos e ter um aparelho apenas para trabalhar com os corantes. Use por sua conta e risco.

 Precauções tomadas, vamos ao procedimento:

  1. O processo de preparação do tecido é exatamente igual ao processo de fixação natural, com carbonato de sódio e o corante. Alguns guias de sites gringos mencionam a utilização do vinagre para fixar o tecido, entretanto conseguimos bons resultados com o próprio carbonato de sódio.
  2. Enrole o tecido em um saco plástico e deixe algum ponto aberto (pode ser na alça usada pra amarrar), para que o ar possa sair e o saco não “exploda”.
  3. Feito isso, coloque o saco no micro-ondas na temperatura alta por mais ou menos 3 minutos (para 1 camisa média). O tempo vai depender da quantidade de tecido que você pretende colocar. Caso você pretenda colocar mais peças, mais 3 ou 4 camisetas no máximo. Não recomendamos encher o aparelho de tecido. Certifique-se de que todas as camisas estão umedecidas. Caso alguma esteja seca, ela corre o risco de pegar fogo (cuidado).
  4. Prepare um balde com a água mais gelada possível e um pouco de vinagre, para balancear o pH do tecido.

Realizados estes processos, basta apenas lavar a camiseta naturalmente e colocar para secar.

Bons estudos!
Paz e positividade!

  1. Nao tem video?

  2. da pra fazer em calça jeans?

  3. Daniela Cavallini disse:

    Olá comecei o tie dye ha pouco tempo e ouvi falar sobre esses corantes, a minha irmã é veterinaria e temos todos os equipamentos de banho e tosa na minha casa, inclusive, um secador (muito semelhante ao comum de cabelos, só que bem grandão que tem a opçao de ser frio ou quente) e eu ja usei ele para secar algumas camisetas feita com tinta de tecido comum e gostaria de saber se caso eu usá-lo para a secagem do tecido tingido com corantes reativos implicará negativamente no resultado final da arte?

  4. da pra usar esse metodo com corantes diretos??

Leave a Reply