Continuando com a introdução às formas básicas no Tie-Dye, hoje ensino a vocês a criar padrões na forma de V. Além de ser bastante simples, é possível criar peças muito interessantes a partir dessa forma. Iniciantes e veteranos estão convidados a criar!

Você vai precisar de:
- Materiais básicos para Tie Dye
- Camisa de algodão
- Corante – Esse guia foi feito utilizando-se corantes reativos, mas você pode utilizar qualquer um, pois a lógica é a mesma. Saiba mais sobre corantes aqui.
- Marcador de tecido/Hidrocor lavável. Encontrado facilmente em lojas de materiais escolares, como esse aqui.
- Carbonato de sódio (apenas para corantes reativos)
Parte 1 – Forma

Para começar, vire a camisa ao avesso e dobre-a ao meio. Ao fazer isso, a peça ficará mais ou menos assim:
Com um marcador lavável, faça uma linha como na imagem. A partir dessa linha, faça outras linhas em toda a extensão da camiseta e para finalizar, faça mais uma linha em sentido contrário. Essa última linha será a nossa linha guia.
Com as pontas dos dedos, “puxe” um pouco do tecido para que ele fique meio franzido e a linha guia fique elevada. Feito isso, faça o mesmo em todo o tecido, tomando cuidado para sempre deixar as marcações muito bem alinhadas. Concluida essa parte, amarre todas as marcações com barbante, mas sem apertar muito o nó para não isolar as cores.
Parte 2 – Tingimento
Importante: até então os passos foram os mesmos para todos os métodos de tingimento, porém agora a forma de se tingir o tecido vai variar de acordo com que tipo de corante você esteja utilizando. Em nosso guia, utilizaremos os corantes reativos. Clique aqui para conhecer os diferentes tipos de corantes. Nesse guia, vou utilizar o desenho abaixo como exemplo. Para fazê-lo, você vai precisar ter em mãos as seguintes cores:
- Turquesa
- Lilás (Misture Turquesa e Magenta, em proporções iguais)
A partir dessas cores, crie mais 2 tons mais claros de cada cor. Para aprender a criar tons de cores, veja nosso post sobre como fazer tie-dye em degradê e, para criar mais cores, recomendamos o Adobe Kuler.
Não tem muito mistério para tingir o tecido, basta apenas seguir o padrão de cores abaixo:

…Azul Claro, Azul 1/4, Azul, Lilás, Lilás 1/4, Lilás Claro, Azul Claro, Azul 1/4, Azul, Lilás, Lilás 1/4, Lilás Claro…e assim vai até ficar como na imagem acima. Aqui, o importante é começar do meio e, assim, colorir as pontas. Ou seja: começariamos com as cores Lilás claro e Azul claro (destacadas em negrito) e após isso faríamos o resto. Terminado o processo, vire a camisa e repita o mesmo padrão de cores. Ao final, sua camisa ficará assim!

Fez seu primeiro experimento com tie-dye em V? Envie para nós em contato@mundotiedye.com.br. Ficaremos felizes em receber e expor o seu primeiro passo! Podem mandar suas dúvidas e sugestões também!
Gostou do Mundo Tie Dye? Curta a nossa página no Facebook!
Fonte:Como tive um pouco de dificuldade para fotografar as imagens para este post, as imagens utilizadas para elaborar o passo-a-passo deste post foram extraidas do DVD “True Tie-Dye”, uma bela coleção de 3 DVDs em que os autores explicam todo o processo de como se fazer excelentes obras em arte Tie-Dye. Todo o conteúdo do disco é em inglês, mas vale a pena adquirí-lo. Endereço: http://www.truetiedye.com/